segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Guia de Viagem a Florença - Itália



(É importante a leitura, neste Blog, do Post “Guia de Viagem a Itália – Informações de Viagem”, cujo conteúdo facilitará também a sua viagem a Florença)


Florença (Firenze), na Itália, é capital da região da Toscana e da província homônima, com cerca de 380 mil habitantes, uma área de 102 km2 e densidade populacional de 3700 habitantes/km². Faz fronteira com Bagno a Ripoli, Campi Bisenzio, Fiesole, Impruneta, Scandicci e Sesto Fiorentino.
É uma das cidades mais belas da Itália e monumento ao Renascimento, o despertar artístico e cultural do século 15, com ruas estreitas tomadas por palácios e monumentos em cada esquina.
Fundada em 59 a.C., a cidade foi colônia romana e, no século 15, passou para as mãos da riquíssima família Médici, que financiou obras públicas, atraindo talentos como Leonardo da Vinci, Donatello, Michelangelo, Maquiavel, Dante Alighieri, Galileu, Brunelleschi, Boccaccio, Botticelli, Rafael e muitos outros.
Na Piazza della Signoria, uma réplica do Davi, de Michelangelo, encanta os turistas, muitos sem saberem que o original encontra-se na Galleria dell’Accademia. Na fantástica Galleria degli Uffizi, deslumbra a Venus de Botticelli. O Corredor Vasariano, construída pelo arquiteto Giorgio Vasari, em 1565, uma passagem para os Médicis.
Falaremos das principais atrações de Florença mais a frente.
Site Oficial - www.firenzeturismo.it

Continue lendo. Click em "Mais Informações"


Como Chegar

Avião


O Aeroporto Amerigo Vespucci (Américo Vespuccio) ou Peretola, recebe voos nacionais e internacionais e fica a 4 Km da cidade, ligado ao Centro por ônibus ou taxi. Para maiores informações, visite o site www.aeroporto.firenze.it.

Do aeroporto para o centro – os ônibus da ATAF fazem o traslado para a estação de Santa Maria Novella em cerca de 20 minutos.

As partidas do aeroporto são, aproximadamente, a cada 30 minutos, das 06:00 às 20:30 horas. Os bilhetes podem ser comprados a bordo por €8 (ida e volta).

Do centro para o aeroporto – os ônibus da ATAF fazem o percurso da Estação de Santa Maria Novella ao aeroporto a cada 30 minutos, das 5:30 às 20:00 horas.

Confira os horários - http://www.ataf.net site.

Companhias aéreas que voam para Florença: TAM, Air France, Iberia, KLM, Lufthansa, Alitalia e British Airways.

Não há voos diretamente do Brasil para Florença.


Aeroporto Galieo Galilei em Pisa - é o aeroporto mais importante da Toscana. Várias companhias europeias low-cost pousam neste aeroporto, a 80 Km de Florença. Para maiores informações visite o site: http://www.pisa-airport.com
Trens ligam o aeroporto de Pisa à cidade de Florença. Os ticktes podem ser adquiridos nas bilheterias e nas máquinas automáticas do aeroporto e devem ser validados antes do embarque no trem, inserindo-os nas máquinas verdes na estação. Para maiores informações www.terravision.eu

Trem

A principal e maior estação da cidade, a Santa Maria Novella, no Centro da cidade, recebe trens vindos de toda a Itália. A ligação com Roma é de apenas 1:30 horas.

Outras estações de trem:
- Firenze Rifredi (perto do polo universitário da cidade);
- Firenze Campo di Marte (próximo ao estádio Artemio Franchi).

Saiba mais sobre como viajar de trem na Itália:


Onde Ficar
Centro histórico
Indicado para quem gosta de fazer tudo a pé. Não é recomendável para quem chega de carro, pois a área é destinada para circulação exclusiva de pedestres ou carros autorizados. Dependendo da localização do hotel reservado, é provável que você não consiga chegar até lá.

Ponte Vecchio

Coração da cidade, muito próximo de atrações como Duomo, da Piazza Signoria, da Galleria degli Uffizi, do Rio Arno, Palazzo Pitti, da Piazza della Repubblica e da Piazza Ognissanti.
Sugestões:
- Hotel St. Regis (Piazza Ognissanti) – 5 estrelas, luxo;
- Hotel degli Orafi(Lungarno Archibusieri)- 4 estrelas, às margens do Arno;
- NH Porta Rossa(Via Porta Rossa) - 4 estrelas, entre a Ponte Vecchio, a Piazza della Repubblica e a Piazza della Signoria;.
- B&B Emozione Fiorentine (Piazza della Repubblica) - qualidade, boa localização e preços rezoáveis;

Piazza Santa Maria Novella

Praça localizada atrás da estação de trens Santa Maria Novella e em frente a Basílica de Santa Maria Novella. Ideal para fazer pequenas viagens de trem e a poucos minutos a pé da Piazza della Repubblica.
Sugestões:
- HotelJK Place - 5 estrelas, pequeno, porém muito bom;
- Hotel Santa Maria Novella - 4 estrelas, ao lado do JK Place;
- Hotel L’Orologio - 4 estrelas;
- Grand Hotel Minerva - 4 estrelas, com piscina panorâmica.

Duomo

Catedral de Florença e o cartão postal da cidade. Local barulhento nos meses (abril a outubro) de maior movimento turístico (optar por apartamento em andar mais alto). Área nobre e segura da cidade.
Sugestões:
- Hotel Duomo - ao lado da Catedral, econômico e com bom atendimento.
- Granduomo (Piazza Duomo) – apartamentos;
- Palazzo Gamba (Via Martelli);
- Hotel Brunelleschi(4 estrelas, Piazza S. Elisabetta) – serviços completos;
- B&B a Florence View (Piazza S. Giovanni) – ótima localização.

Procure outras opções nos sites www.booking.com ou www.hoteis.com, nas seguintes regiões: Via Nazionale, Mercado de S. Lorenzo, Igreja de S. Lorenzo, Fortezza da Basso, Santa Croce, Piazzale Michelangelo, Careggi, Campo di Marte e Rifredi (os três últimas fora do centro).

Como se locomover
A parte histórica é bastante compacta e a maioria das atrações é facilmente acessível a pé. Como opção, ônibus, trens elétricos, taxis e bicicletas.
Carro em Florença nem pensar. Só trará dificuldade e perda do objetivo da viagem, que é conhecer as atrações e história da cidade;
Como opção e com cuidado, bicicletas para aluguel estão disponíveis na cidade.

Taxi
Facilmente encontrado em vários pontos da cidade, principalmente no centro, operado por duas empresas: RADIO TAXI e TAXI Socota. Alternativamente, você pode chamar através dos números: 055 43 90; 055 44 99; 055 47 98; 055 42 42.
Não adianta levantar a mão e chamar um táxi. Em Florença não funciona assim.

Ônibus

ATAF e LI-NEA são as empresas de transporte público dentro de Florença. Veja no site da ATAF preços, horários e um mapa das linhas, ou ligue para o "ProntoAtaf", pelo telefone 800 424500.
Não existem cobradores nos ônibus. As passagens podem ser adquiridas no escritório ATAF da Praça da Estação, em bares e tabacarias. Os bilhetes devem ser validados na máquina dentro do ônibus. À noite, das 21:00 às 6:00 horas, os bilhetes podem ser comprados a bordo com motorista.
Em cada ponto há uma placa com informações do ônibus que passa ali, percurso e horário.

Trem elétrico
Conecta diferentes áreas da cidade e subúrbios e cobre uma distância de 7,4 km, com o total de 14 paradas.
O mapa das principais linhas, você encontra aqui.

Restaurantes
Comer bem na Toscana é um ritual e deve-se seguir as orientações dos garçons.
Se não gostar de carne mal passada não peça bistecca alla Fiorentina (t-bone steak), pois vem crua no meio. Se for comer uma pasta com peixe ou frutos do mar, não colocar queijo ralado em cima, por não combinar com o prato. Não tem couvert, nem suco e refrigerante, pois interferem no gosto da comida. Logo ao sentar, vem o pão, que é sem sal, para acompanhar os pratos que estão para chegar.

Sugestões de restaurantes: (reservar para garantir a mesa. Almoço e jantar na Itália tem horário: almoço 12:30-14:30, jantar 7:30-10:00 horas).

Trattoria - ambiente informal com menu tipicamente Toscano.

Sostanza- ambiente informal com mesas grandes, onde é provável você sentará junto com outros clientes. Via della Porcellana, 25/R, 50123 - Fone: 055 212691;

Ruggero- fora do centro. Via Senese, 89, 50124 - Foone: 055 220542;

Cammillo- tradição na cidade e bem no centro. 57R Borgo Sant Jacopo, 50125 -Fone 055-212-427;

Bucca dell’Orafo -Restaurante intimista dirigido pelo Giordano Monni, que seleciona os ingredientes no mercado de San Lorenzo. Via dei Girolami, 28, Fone: 055 213619, ao lado do Uffizi;

Cibrèino - ótimo e muito caro. Via dei Macci, 118 - Fone: 055 234 1100;

Caffé Cibreo - charmoso e informal, para almoço light ou jantar até a 1 da manhã. Via Andrea del Verrocchio, 5, 50122 - Fone: 055 234 5853;
Teatro del Sale - Buffet delicioso das 7:30 às 9 em um ambiente onde pode-se comer em uma mesa ou em um sofá com mesinha.Via dè Macci, 118, 50122 - Fone: 055 200 1492.

Enoteca Pinchiori - restaurante mais chique e caro de Florença. Via Ghibellina, 87, 50122 - Fone: 055 242757;

Borgo San Jacopo - elegante e com uma linda vista ao rio Arno. Borgo San Jacopo 62/R – 50125 – Fone: +39.055.281661;

Fusion - culinária italiana à japonesa. Vicolo dell’Oro, 3, 50123 - Fone:055 2726 6987;

Harrry’s Bar - garantia de qualidade. Via Lungarno Amerigo Vespucci, 22R, 50123 Fone:055 239 6700;

Fuor d’Acqua– especializado em peixe. Via Pisana, 37R, 50143 - Fone: 055 222299;

Rocco - pizza com a massa bem fininha, os ingredientes são maravilhosos. Dezenas de sabores de pizza. Piazza Ravenna, 10, 50126 Fone 055 685802;

Mercado- comer no mercado de San Lorenzo ou de Sant’Ambrogio.

Aurora – vegetariano. Pratos são leves, sadios e saborosos. Fone 055 224059

Vivaldi– Gelateria, bem no centro e entre dois dos bares mais badalados para fim de noite, o Zoe e o Negroni. Via dei Renai 15.

Badiani – Gelateria, fora do centro. Viale dei Mille, 20r, 50131 - Fone: 055 578682.
Compras em Florença
- Tharros – Bijuterias e joias inspiradas em quadros renascentistas;

- Officina Profumo Santa Maria Novella – Fabrica e vende perfumes desde o século 17;

- Castorina – Loja de decoração;

- The Mall – o melhor outlet da região. Com grifes Gucci, Fendi, Valentino, Salvatore Ferragamo, Dior, Burberry …


Pontos Turísticos de Florença


Cattedrale di Santa Maria del Fiore
Famosa pela sua fachada em mármore branco, rosa e verde e sua imponente cúpula criada por Filippo Brunelleschi, a Catedral é o "Duomo" de Florença, localizada na praça homônima, e um dos cartões postais da cidade, desde que foi construída no século 15.
Quem visita a igreja deve subir até a cúpula (400 e poucos degraus) e chegar a vista majestosa da cidade.



Battistero




Porta del Paradiso
O Batistério foi construído, com três portas de bronze ornamentados, para que pessoas que não eram cristãs pudessem se batizar, já que não eram permitidas entrar na Catedral. Dante Alighieri foi batizado alí.

O Portão do Paraíso fica leste do Batistério, sendo o principal localizado na frente da Catedral de Santa Maria del Fiore.


 

Galleria dell’Accademia

Academia de belas artes fundada em 1563 e foi a primeira escola criada na Europa para ensinar as técnicas de desenho, pintura e escultura.

A obra mais famosa é o Davi de Michelangelo, um nu com 5,2 m do herói bíblico que matou o gigante Golias.

Entre outras obras expostas estão os Quattro Prigioni (Quatro Prisioneiros), acervo de pinturas de artistas florentinos dos séculos 15 e 16, Madonna del Mare, de Botticelli, Vênus e Cupido, de Jacopo Pontorno, Madonna col Bambino, esculturas gigantes de mármore criadas por Michelangelo, entre outras.

Salões expõem curiosidades sobre botânica, música, técnicas de pintura, entre outras atrações.



Palazzo Vecchio (Palácio Velho)
Símbolo mais importantes da cidade de Florença, foi construído no século 13 como Palácio dos Priores por Arnolfo di Cambi. Teve várias denominações e hoje é a sede da Câmara Municipal de Florença.

A estátua de Vitória, de 1525, de Michelangelo, enfeita o Salone dei Cinquecento.
Possui ainda centenas de estátuas e obras de arte, inclusive na parte externa.



Galleria degli Uffizi

Maior museu de arte da Itália, com o mais importante acervo de pinturas renascentistas do mundo, distribuído pelas 45 salas, criadas para serem escritórios dos Médici, de um imenso prédio inaugurado em 1560, entre o rio Arno e a Piazza della Signoria. A coleção é formada pelo quadro A Primavera e O Nascimento de Vênus, de Botticelli, Madona de Goldfinch, de Rafael e Vênus de Urbino, de Ticiano, entre outros.

Esculturas gregas e romanas estão expostas nos largos corredores, ao redor da parte interna do edifício.


Palazzo Pitti

Palácio renascentista, situado na margem direita do rio Arno, próximo da Ponte Vecchio. Foi concebido pelo banqueiro Luca Pitti e construído em 1457, para desafiar a família Médici. Na época era a maior e mais impressionante residência privada da cidade de Florença.
Ironicamente, em 1539, foi comprado pelos Médici, para servir de residência oficial dos Grandes Duques da Toscana.
É possível visitar os apartamentos reais, a galeria de arte moderna, o museu da prata, entre outros.




Palazzo Strozzi

Obra prima da arquitetura florentina da fase inicial do Renascimento, foi construído, entre 1489 e 1538, para a família do rico banqueiro Filipp Strozzi, tradicional rival dos Médici. Causa um impacto imediato graças ao seu imenso tamanho.
Abriga galerias de arte, um arquivo e outros serviços culturais.



Ponte Vecchio (Ponte Velha)

Ponte mais antiga sobre o Rio Arno, construída em pedra no século 14, com três arcos. Ao longo da ponte ficam várias lojas de ourives. Cinco séculos atrás, as lojas vendiam carnes e verduras, até que o grão duque Ferdinando I resolveu dar uma revigorada no local.
Foi a única ponte poupada pelos alemães durante o bombardeio na retirada em 1944, durante a Segunda Guerra Mundial.


Basílica de Santa Maria Novella
Construída pelos dominicanos entre 1279 e 1357, é considerada Patrimônio Mundial da Unesco, primeira grande Basílica de Florença e a principal Igreja Dominicana da Cidade. Com sua fachada bicolor e interior gótico, situa-se próxima a estação ferroviária de mesmo nome.




Praça e Mercado de San Lorenzo
Feira mais importante de Florença, que vai da Praça de São Lourenço até a Via dell’Ariento, entorno à Basílica de São Lourenço, o Centro Histórico. Encontre roupas, lembranças, chapéus, bolsas, casacos, cintos, carteiras, artigos de couro em geral. Fica aberta todos os dias da semana, até às 20:00 horas.
Veja mais no site:



Igreja e convento de San Marco
O Convento de S. Marcos é uma obra-prima da arquitetura construído por Michelozzo. Os belíssimos espaços que agora fazem parte do museu estão localizados junto à Igreja de S. Marcos e às salas adjacentes ao claustro ainda usado como mosteiro.



Igreja de Santa Croce
Com a construção iniciada por volta de 1294, a Igreja de Santa Cruz, também é conhecida como o Templo das Glórias Italianas, numa referência aos muitos famosos que ali foram enterrados. Visite às 16 capelas para conhecer os monumentos em homenagem a Michelangelo, Galileu, Rossini e Maquiavel. No claustro ao lado da igreja, fica a Capella de Piazzi, uma obra prima renascentista projetada por Fellippo Brunelleschi.



Jardim de Boboli
Projetada para a família Medici, o magnífico Jardim de Boboli, foi desenhado em 1549 por Niccolò Pericoli, chamado Tribolo, por desejo de Cosme I. A obra ainda recebeu contribuições de Ammannati, Buontalenti e Parigi o jovem.
Maravilhosas surpresas, como a alameda de ciprestes que conduz ao Isoloto, uma ilha artificial onde estátuas de cavaleiros surgem das águas, aguardam os visitantes. É onde fica a Fontana dell’Oceano (Fonte do Oceano), obra de Parigi (1681), com estátuas dos rios Nilo, Ganges e Eufrates. Destacam-se também a Gruta de Buontalenti (1583), o Anfiteatro com a vaca romana e o obelisco egípcio; o Viveiro de Neptuno, com a estátua em bronze do Deus do Mar e a estátua da Abundância de autoria de João de Bolonha e Tacca (1563); o Cassino Grão-ducal, a Fontana de Bacco, com a estátua do anão Pietro Barbino montado numa tartaruga.
Outras atrações:
- Museu Bargello
- Museu de História da Ciência
- Igreja do Santo Espírito (chiesa di Santo Spirito)
- Basilica della Santissima Annunziata
- Chiesa del Carmine
- Basilica di San Miniato
- Cemitério de Trespiano
- Palácio Medici Riccardi
- Palácio del Bargello
- Palácio Spini Feroni
- Villa di Poggio Imperiale
- Arco do Triunfo
- Torre della Castagna
- Arco de San Pierino
- Torre degli Amidei
- Teatro alla Pergola
- Teatro comunal de Florença
- Teatro da Música e da Cultura
- Teatro Verdi
- Teatro Goldoni
- Teatro Puccini
- Ponte de Santa Trindade
- Porta Romana
- Praça Beccaria
- Praça da Liberdade
- Praça Santa Trinita
- Jardim Bardini
- Piazza della Signoria
- Museu Nacional de San Marcos
- Piazza della Repubblica
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário