quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Guia de Viagem a Grécia - Dicas da Gastronomia Grega


Repleto de história e banhada pelo mar Mediterrâneo, a Grécia é o lar de alguns dos melhores ingredientes do mundo. Azeite de oliva, alho e limão formam a santa trindade de uma das culinárias mais apegadas à pureza e seus ingredientes. Com ervas, iogurtes e simplicidade, polvos, peixes e cordeiros são elevados a um patamar superior. Tão orgulhosos de sua gastronomia como todo o resto, os gregos são anfitriões amáveis e cheios de personalidade.

Principais pratos da culinária grega

Avgolemono
Arroz com frango, ovos  com sumo de limão;

Dolmades

Dolma ou dolmades é uma família de pratos de vegetais recheados (folhas de videira recheadas com arroz, cordeiro, tomilho, endro, erva-doce, orégano ou pinhões).


Feta

Queijo grego tradicional elaborado com a mistura de leite de cabra e de ovelha. Tem um gosto excepcional, uma bonita cor branca e tem baixos níveis de gordura. É muito apreciado em saladas e pratos assados, especialmente com massas folhadas.

Gyros

Carne assada num espeto vertical girando, servida com molho e guarnição (tomate, cebola) num pão. Uma refeição rápida popular;

Keftedes
Bolinhos de carne picante;

Kleftiko
Cordeiro com osso, cozido lentamente, marinado com alho e limão;

Moussaka
Beringelas acompanhadas de carne de cordeiro e condimentadas com canela e vinho tinto;

Pastitsio
Macarrão, carne e molho Bechamel ao forno.

Souvlaki
Cordeiro (ou outra carne como frango ou porco) e vegetais grelhados no espeto;

Stifado
Bife cozido lentamente, com vinho tinto e canela;

Taramasalata
É um prato nacional da culinária grega. É feito de taramas - ovas de bacalhau ou de carpasalgadas e defumadas, misturadas com azeite e sumo de limão. Pode ainda ser misturadas a pão ralado ou purê de batata. É costumeiramente servido com algum tipo de pão ou legumes crus.

Tzatziki
Um molho à base de iogurte, pepino e endro;

Sugestões de restaurantes:

Atenas:

Eat at Milton’s
Cozinha grega e internacional - Polvo, lula, e pratos da cozinha grega são preparadas por um chef francês.
Adrianou, 91 – Plaka – Metrô Acropolis

Kuzina
Cozinha internacional - Tem varanda e uma galeria de arte. O menu de preço fixo (19 euros) vem com entrada, prato principal, sobremesa e bebida.
Adrianou, 9 – Thissio – Metrô Thission

Taverna Tou Psirri
Cozinha grega - O cliente vai até a cozinha para escolher os pratos. Entre eles, salada grega, peixe grelhado e o moussaka (espécie de lasanha feita de berinjelas e carne de cordeiro).

Eschilou, 12 – Psirri – Metrô Monastiraki

Nenhum comentário:

Postar um comentário