quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Guia de Viagem a Grécia - Dicas das Principais Ilhas Gregas

A Grécia conta com mais de 6000 ilhas e ilhéus, sendo somente 227 habitadas e apenas 78 possuem mais de 100 habitantes.

As ilhas estão assim distribuídas:
Ilhas Sarônicas, Espórades Setentrionais, Ilhas Jónicas, Dodecaneso, Cíclades, Ilhas da porção meridional do Egeu, Ilhas da porção centro-setentrional do Egeu, Outras ilhas do mar Egeu e Ilhas do mar Trácio.
Veja abaixo as principais ilhas-atrações:


Cefalônia

Você vai se surpreender com esta ilha. Águas do mar cor de safira, montanhas, cavernas das grutas de Drogarati, navegar num barco com fundo de vidro até Ítaca, conhecer o Museu Arqueológico de Argostoli, a principal cidade da ilha, sem contar com o restante da paisagem local. É bem provável que você pense em ficar por lá.
Corfu
É a ilha mais verde e a mais popular da Grécia, sendo a segunda maior das ilhas jônicas. Vilarejos de casas pintadas de branco enfeitam a ilha ensolarada. Possui cerca de 100 mil habitantes e recebe por ano mais de um milhão de visitantes. Na época de Homero chamava-se Ilha de Scheria. Foi dominada por sucessivas civilizações desde a Idade Média, incluindo venezianos, franceses, britânicos e turcos. Em 1864, os britânicos transferiram Corfu para o então Reino da Grécia.
Este paraíso, com mais de 220km de costa, é repleto de tesouros históricos e recantos naturais.
A principal cidade e porto da ilha é também chamada de Corfu (Kérkira, em grego). As principais praias são Paleokastritsa, Kassiopi, Barbati, La Grotta e Pelekas.
Creta
É a maior ilha da Grécia e a quinta maior do Mediterrâneo, conhecida pelas suas belezas naturais, com praias banhadas por águas de cor turquesa, montanhas imponentes e profundos penhascos. É considerada como o local de origem de Zeus, o rei dos Deuses, e foi o local da primeira civilização moderna da Europa. As ruínas do Palácio de Knossos formam um dos mais importantes sítios arqueológicos da Grécia.
As principais praias são Balos, Elafonis, Preveli, Vai, Falassarna e Bali.

Elafonisos
Pouca agitação e onde os visitantes buscam tranquilidade. A paisagem é formada pelas flores coloridas, a areia branca e macia e o mar de cor água-marinha. Sua praia é ideal para mergulhar e relaxar vendo um pôr do sol deslumbrante, saboreando deliciosos frutos do mar.
Gavdos
É a ilha mais meridional da Europa e sua costa está entre as mais belas da Grécia. 80% das suas praias são de nudistas, sendo que a maioria dos visitantes são artistas que optam por viver longe da rotina diária, entre os poucos habitantes.
As principais praias são Agios Ioannis e Potamos.
Ikaria
Localizada no Mar Egeu, a cerca de 20 km de Samos, sua beleza reside na sua inacessibilidade: montanhosa e selvagem, com uma vista incrível e alguns lugares verdadeiramente impossíveis de explorar.
Suas principais praias são espetaculares: Iero, Agios Giorgi, Therma, Prioni e Kilosirtis.

Míkonos

É a melhor opção entre as ilhas gregas para aqueles que querem se divertir. Atrai multidões diversificadas e de alto nível em busca do seu estilo de vida noturna. Durante o dia, é possível ter alguma privacidade nas praias mais desertas ao norte, mas as praias do sul ficam lotadas. Possui cerca de 360 igrejas, belas praias e excelentes recursos para turismo. Significa "ilha branca", em grego, pertence ao grupo de ilhas das Cíclades no Mar Egeu e sua área é de 85 km².
As principais praias são Paraíso, Elia, Kalafatie e Panormos.
Milos
A estátua da Vénus de Milo, um dos símbolos da beleza clássica por excelência, foi descoberta nesta ilha. Não é difícil entender de onde veio a inspiração, porque Milos é um pequeno paraíso. Fora do circuito turístico de massas, esta ilha localizada a sudoeste das ilhas Cíclades, é caracterizada por uma paisagem lunar com pedras e areias brancas.
As principais praias são Papafragas, Sarakiniko, Apollonia e Papikinou.

Naxos

Um ponto branco em meio às águas azul turquesa do Mar Egeu, esta ilha fica na região montanhosa do arquipélago de Cícladas, abrigando uma riquíssima fauna e flora. Sinônimo de paz e tranquilidade, Naxos é ideal para quem quer férias longe do agito.

Paros
É uma das mais belas ilhas da Grécia, que convida o visitante a conhecer não apenas suas ruas com paralelepípedos e casas tradicionais, mas também a gastronomia local, o porto da cidade de Paroikia e as praias de areias douradas e seu pôr do sol.
Paxos
Localizada ao lado de Corfu, a ilha Paxos é a segunda maior das Ilhas Jónicas. Apesar de ser desconhecida para muitos, podemos dizer que é simplesmente maravilhosa. Um autêntico oásis de tranquilidade para quem procura momentos de relax e privacidade, com praias maravilhosas e restaurantes com marisco e peixe fresco incrível, principalmente em Gaios, o núcleo principal da ilha.
Prove o ouzo, um licor grego com um forte sabor doce e cheiro a alcaçuz.
As principais praias são Soulanena, Kloni Gouli, Gianna, Kipiadi (acessível apenas a pé ou de barco) e a Bahía Golondrina.
Rodes
É a maior das doze ilhas do Dodecaneso na parte oriental do mar Egeu e também a mais popular. Os grandes hotéis verticais em localizados nas costas norte e oeste, enquanto os vilarejos e resorts estão nas outras costas da ilha. Rodes oferece em abundância belas praias e bares.
Historicamente é mais famosa, por ter abrigado uma das Sete Maravilhas do mundo antigo: o Colosso de Rodes.
Santorini
Em 1650 a.C., a erupção de um vulcão originou esta ilha em meia-lua. Hoje, em seus penhascos íngremes estão fincadas vilas quase verticais. As principais são a capital Fira (ou Thera), principal centro turístico, e a charmosa Oia, com suas casas brancas e cúpulas azuis que estampam grande parte dos cartões-postais das ilhas Ciclades. É em Oia que uma pequena multidão se reúne, sobre as ruinas de um castelo, para ver e aplaudir o pôr do sol.
As principais praias são Red Beach, White Beach, Kamari e Perissa.
Skyros
Localizada no arquipélago de Espórades, na parte ocidental do mar Egeu, Skyros é a maior e, provavelmente, a mais silenciosa destas ilhas. Aqui não há vida noturna, mas durante o dia podes alugar uma bicicleta ou moto e passear pelas suas ruas, ou sentar-te a observar o horizonte. A parte norte é montanhosa e verde, enquanto que o sul é árido.
As principais praias são Gyrismata, Atitsa, Palamari e Ahrounes.
Tinos
Possui montanhas e trilhas para os amantes da natureza e uma rica fauna e flora. Na pequena e remota ilha você pode encontrar animais como elefantes-pigmeus e pássaros exóticos. As suas praias incríveis são de difícil acesso e as principais são Eristos, Praia Vermelha e San Antonio.

Zaquintos

É uma ilha localizada a noroeste da Grécia e terceira maior das ilhas Jónicas. O seu ponto mais alto é o monte Vachionas, com 758 metros de altitude.  Está situada próxima a Itália, possuindo cerca de 125 quilômetros de litoral com praias paradisíacas. Com clima quente e muitas regiões verdes, ela possui vastas planícies férteis, além de belíssimas cavernas com água azul turquesa.
Conhecida por sua beleza natural, a Praia do Naufrágio é uma das principais atrações da ilha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário