quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Guia de Viagem a Turquia - Dicas das Principais Atrações Turísticas de Istambul

Istambul está localizada na divisão dos continentes europeu e asiático e tem influências de todas as principais culturas que passaram por lá. Romanos, turcos otomanos e gregos, todos deixaram as suas marcas na cidade, evidentes na arquitetura e nos costumes dos seus habitantes.
Veja em "Mais informações as dicas dos melhores pontos turísticos de Istambul.

Ayasofya (Santa Sofia)
Por quase um milênio, Ayasofya, ou Basílica de Santa Sofia, construída pelo imperador Justiniano entre os anos 527 e 537, representou o triunfo do Cristianismo e do Império Bizantino. Mas a igreja, construída no século 6, após a queda de Constantinopla perante o Império Otomano, no século 15, foi transformada em mesquita, sendo acrescentados quatro minaretes (torres) muçulmanas à arquitetura e cobertas com cal os mosaicos cristãos. Hoje o magnífico edifício é um museu, no qual as cúpulas e paredes pintadas são a maior atração.
Mesquita Azul
Essa mesquita é a maior de Istambul e um símbolo religioso para os muçulmanos que visitam a cidade. A visita de não-muçulmanos é proibida durante as cinco orações diárias. Fora desses momentos, o turista pode conhecer a mesquita e entender por que ela tem o nome Mesquita Azul: azulejos decorados dessa cor cobrem o interior do prédio. É recomendável levar um lenço para entrar lá.
St. Savior in Chora (Kariye Müzesi)
Muito do que restou nos cofres do Império Bizantino foi investido no embelezamento dessa igreja, uma das mais belas e preservadas galerias de arte com acervo de 50 mosaicos bizantinos. A estrutura original é do século 11.
Ponte Gálata / Torre de Gálata
A Torre de Gálata mede 66,9 metros de altura (possui 9 andares), tendo sido a estrutura mais alta da cidade quando da sua construção em 1.348. Já a Ponte Gálata é a mais importante da cidade, unindo os bairros mais frequentados de Istambul. Possui muitas lojas e restaurantes e, além dos transeuntes, está sempre repleta de gente pescando.
Museu Arqueológico
O Museu Arqueológico ocupa três prédios do palácio Topkapi e guarda cerca de 1 milhão de objetos. Entre os mais extraordinários estão o sarcófago do século 4 a.C. e a coleção de artefatos locais antigos que contam as origens e a história de Istambul.
Dolmabahce Palace
Espalhado por 8 quilômetros nas margens do Bósforo, a estrutura imperial tem nada menos do que 285 quartos, quatro grandes salões, seis galerias, cinco escadarias, seis espaços exclusivos para banhos turcos e 43 banheiros. Para construir o palácio, foram utilizados 14 tons de ouro e seis tons de prata. O prédio também tem uma coleção de cristais Baccarat e Bohemian, bem como cristais venezianos que decoram paredes, telhados e até um piano.
Yerebatan Sarnici (Cisterna da Basílica)
A cisterna foi primeiramente construída por Constantino e ampliada para o formato atual por Justiniano, que utilizou 336 colunas de mármore. Abriu ao público em 1987, após séculos de uso. Um dos destaques é a “coluna das lágrimas”, um pilar com símbolos que lembram uma lágrima, e nas duas cabeças de Medusa.
Istanbul Museum of Modern Art
Aberto em 2004, o museu de arte moderna guarda uma vasta coleção de pinturas, telas, retratos, esculturas e fotografias de artistas turcos do século 20. Vale a visita, principalmente porque traz uma arte diferente na cidade das antiguidades.

Cagaloglu Hamami (Casa de banho turco)
Impossível deixar Istambul sem provar o famoso banho turco numa das casas chamadas hamamis. Na Cagaloglu, uma das mais tradicionais, com três séculos de atividade, o turista ganha um kit com toalha e pente para se preparar para o procedimento. Depois de se molhar com a água que cai de uma bica, é hora de deitar no octógono de mármore para as massagens e outros tratamentos estéticos.
Cruzeiro no Bósforo
É o passeio mais típico e obrigatório para quem visita a região. O barco cruza da Europa para a Ásia e faz o caminho de volta em apenas 15 minutos. Durante a navegação, parada na antiga fortaleza Rumeli e visita ao Palácio de Beylerbeyi Sarayi.
Museu dos Mosaicos
Um ótimo passeio para ver de perto mosaicos que pertencem aos palácios datados do século 4-5 D.C. As escavações começaram em 1935 e retomaram em 1953 quando o museu foi inaugurado. Os mosaicos foram aparentemente cobertos durante o século 6 através de pavimentos de mármores e reconstruídos por cima no século 7-8 D.C.
Museu de Miniatura
O museu de miniatura (chamado de Miniaturk) foi aberto em 2003, um passeio magnífico por modelos em miniaturas de mais de 100 trabalhos arquitetônicos que representam a rica herança histórica e cultural da Turquia. Todas as miniaturas foram feitas esteticamente em uma dimensão de 1/25. O Miniaturk está se unindo à família de parques de miniaturas no mundo.
Grand Bazaar
Tamancos turcos com pompons na ponta, roupas de odalisca, narguilés, tapetes, artesanatos e muitos outros produtos estão à venda nas 4 mil lojas que formam o labirinto chamado Grande Bazar. As casas estão divididas em setores especializados em ouro, couro e souvenires, entre outros.
Topkapi
Erguido por Mehmet II no século 15, o palácio ganhou anexos ao longo de três séculos. Depois de visitar as salas do tesouro, com espadas, berços e até jarras de vinho em ouro, vá ao harém. Ali, o turista conhece a ala dos eunucos negros, que vigiavam as concubinas e as esposas do sultão, as salas de banho e o pátio das concubinas - e entende que a vida no harém não era nada fácil.
Mercado de Especiarias
O centro de compras de Istambul foi criado em 1.660, como parte do complexo da Nova Mesquita, mas hoje faz mais sucesso do que a casa de orações. De açafrão e pimentas a pozinhos coloridos, o turista encontra aqui não só todos os tipos de especiarias como também outros produtos, incluindo nozes, avelãs, damascos e doces típicos.
Istanbul Sanatlari Çarsi (Mercado de Artes)
Para artesanatos, cerâmicas e presentes, o Centro de Artesanato de Istambul é o mais indicado. Localizado bem perto da Mesquita Azul, tem à venda produtos de artistas locais. Lembre-se turista, aqui a palavra de ordem é pechinchar.
Hipódromo de Constantinopla
O Hipódromo de Constantinopla (Sultanahmet Meydanı) foi o centro esportivo e social de Constantinopla, capital do Império Bizantino e cidade que no século V chegou a ser a maior cidade do mundo, hoje Istambul. O hipódromo atualmente é uma praça chamada Sultanahmet Meydanı (Praça Sultão Ahmet), restando ainda alguns fragmentos da estrutura original.
Beyoglu

O distrito de Beyoglu é outro ponto turístico de Istambul, por ser o centro de entretenimento da cidade, com destaque para sua intensa e agitada vida noturna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário