terça-feira, 3 de maio de 2016

Guia de Viagem a Los Angeles - Dicas e Informações de viagem a Los Angeles

Não há outra cidade nos Estados Unidos mais íntima do entretenimento que Los Angeles. De bares de reputação questionáveis a casas noturnas sofisticadas com música moderna, você encontra de tudo nos bairros da Cidade dos Anjos. Silver Lake tem o Heretics, Hollywood Hills tem o Greek Theater e o Troubador é conhecido na Sunset Strip. Outros lugares onde a noite é longa são o Hollywood Avalon, o King King Hollywood ou o lendário Mayan Theater no centro de L.A.
Los Angeles é muito mais que música e filmes. Produções teatrais promissoras encontram um lar no Pantagens Theatre, no Mark Taper Forum e no Ahmanson Theatre. A cidade também é famosa por espaços de comédia stand-up, como Comedy Store, Acme Comedy Theatre, Groundlings Theatre e Hollywood Improv. Para um programa mais sofisticado, o complexo Music Center of Los Angeles County tem companhias residentes de teatro, ópera, coral e sinfônica.

Veja "Mais Informações"


Planejamento da viagem

Documentação

Passaporte
Passaporte válido por, no mínimo, seis meses contados da data de retorno ao Brasil. Atenção, pois a validade de seis meses deverá ser somada ao tempo de permanência.
É recomendável tirar duas cópias do passaporte onde constam os dados pessoais e do documento e vistos existentes. Uma deve ficar com a outra pessoa que vai viajar junto e outra em local diferente do original. Em caso de perda do original, a cópia vai facilitar a obtenção da autorização para retorno ao Brasil, obtida no Consulado ou Embaixada.
Para obtenção do passaporte acesse aqui

Visto
É necessário visto prévio para entrar nos Estados Unidos.
Para obtenção do visto ou renovação acesse aqui

Seguro de viagem
Embora o seguro de viagem para os Estados Unidos não seja obrigatório, é imprescindível viajar com um suporte para assistência médica, e escolher seguros com coberturas altas. Nos EUA qualquer ocorrência médica será cobrada, até mesmo emergências, e os custos costumam ser bem altos.
Caso não faça o seguro e se você tiver uma emergência médica, a melhor opção é encontrar o hospital mais próximo e ir para o pronto-socorro. Se o problema não for urgente, ligue para um hospital próximo e peça a recomendação de um médico local, que normalmente é mais barato do que procurar o pronto-socorro. Centros independentes, com fins lucrativos para tratamentos urgentes podem ser convenientes, mas podem fazer um grande número de exames caros, mesmo para problemas pequenos.
Veja o Capítulo Telefones Úteis
Para obtenção de mais informações sobre Seguro acesse aqui

Vacinas
Não é necessário qualquer tipo de vacina para visitar os Estados Unidos.

Passagem
Para obter melhores preços, faça a sua reserva com antecedência de 60 a 90 dias, principalmente se sua viagem é para época de alta estação.
Tenha cuidado com passagens muito baratas, pois pode significar várias conexões, tornando a sua viagem cansativa, sem falar na perda de tempo.
Existem voos de várias cidades brasileiras (São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte etc) diretos para Los Angeles. Caso não consiga um voo direto, observe um tempo mínimo de três horas entre a conexão nos Estados Unidos. Você terá que passar pela imigração, alfândega, retirar as bagagens e fazer novo embarque. É melhor aguardar um pouco no free shop do que ter que pagar uma hospedagem e nova passagem. Se você não falar inglês a situação é mais complicada.

Companhias aéreas que voam para Los Angeles:


Pacotes de viagem
Uma série de operadoras de turismo do Brasil vende pacotes para destinos norte-americanos. Os preços variam conforme a temporada e a programação escolhida, mas, em geral, viajar para os Estados Unidos com pacotes sai mais em conta e é mais confortável do que programar trajetos independentes. Em contrapartida, os roteiros ficam mais amarrados e é preciso se adaptar às vontades do grupo.

Aeroportos
A cidade de Los Angeles é servida pelos seguintes aeroportos:
- Aeroporto Internacional de Los Angeles (LAX);
- Aeroporto Internacional de Ontário;
- Aeroporto Internacional John Wayne;
- Aeroporto Bob Hope;
- Aeroporto Van Nuys.

O principal é o Aeroporto Internacional de Los Angeles (LAX) e está localizado a cerca de 27 km do centro da cidade e é considerado o aeroporto com maior número de passageiros do mundo. Um grande salão abriga mais de 60 restaurantes e lojas de luxo de alto nível, incluindo 22 marcas locais (Fred Segal, Umami, Border Grill), como também marcas de luxo internacionais (Hermes, Gucci, Bulgari). Possui diversos terminais, sendo que a maioria dos voos internacionais são operados no Tom Bradly International Terminal. O transfer entre eles é feito através de um ônibus que circula com certa frequência, mas também é possível fazê-lo a pé, em alguns casos.
Existem várias opções de traslado do aeroporto para o centro da cidade, além de serviços de transporte, como táxis e aluguel de carros. Uma das opções é o serviço de ônibus FlyAway que vai até a Union Station (Downtown, por US$ 7) e também para San Fernando Valley, Orange County e West LA.
Para alugar um carro, o aeroporto oferece diversos serviços de rent-a-car.
Veja o site oficial do LAX aqui

Para quem já está nos Estados Unidos, outra forma de acessar a cidade é através de trens da Amtrak, que ligam Los Angeles a Chicago, Seattle, Portland, San Francisco e San Diego, entre outras. A principal estação local é a Union Station, em Downtown.


Hotéis
Com o quinto maior mercado hoteleiro dos Estados Unidos, Los Angeles oferece quase 1.000 hotéis, com mais de 100.000 quartos. As acomodações são convenientemente localizadas próximo das melhores atrações, museus e transportes públicos que vão desde bons preços até grande luxo e da simplicidade até lugares da moda.
As principais regiões de hospedagem em Los Angeles são:
• Downtown - o centro da cidade concentra teatros, restaurantes, lojas, bares e escritórios;
• Beverly Hills - aqui estão as mansões das celebridades e a sofisticada rua de compras Rodeo Drive;
• Hollywood - é a região de muitas atrações, como a Calçada da Fama e o Parque Universal Studios.
Detalharemos o quesito hotel em postagem específica.

Quando ir
Alta temporada: o verão (de junho a agosto) é o período do ano em que a cidade recebe o maior número de visitantes. A cidade e seus arredores oferecem ótimas praias, como a Venice Beach e Santa Mônica, com deliciosos calçadões à beira-mar, ou Malibu e Long Beach, frequentadas por surfistas e jovens. Além das praias, a cidade também oferece várias atrações turísticas, como a Universal Studios Hollywood ou Paramount Studios e a calçada da fama. Durante este período, aumentam o número de voos e das vendas de passagens aéreas para a cidade, assim como o movimento do seu aeroporto.
Temporada intermediária: é o período que corresponde à primavera (de março até o final de maio) e outono (de setembro até o final de novembro). Durante esses meses, quando as temperaturas são bastante agradáveis, há um aumento nas ofertas de voos baratos para a cidade, que oferece sempre vários eventos esportivos e cinematográficos.
Baixa temporada: o período do inverno (do final de novembro até o final de fevereiro) corresponde ao período de baixa temporada na “Cidade dos Anjos”. Com um clima agradável mesmo durante o inverno, a cidade oferece muitas opções de lazer e divertimento aos visitantes. Quem viaja a Los Angeles neste período, pode desfrutar de ótimas ofertas de passagens aéreas baratas para a cidade.

Quanto tempo ficar
Los Angeles é uma cidade grande e, se não vai conhecer os Parques da Disney e Universal Studios, três dias são suficientes para ver as principais atrações da cidade. Com quatro ou cinco dias dá para sair do circuito turístico tradicional e explorar atrações especiais. Para incluir os parques, pelo menos 5 ou 6 dias.

Como se locomover

Los Angeles é uma cidade imensa e com uma rede de transporte público inadequada para o seu porte. A melhor opção é locar um carro e um bom navegador. E para não perder muito tempo no trânsito, precisa planejar bem seus deslocamentos.
Carro: Em Los Angeles é possível encontrar várias locadoras de automóveis como Dollar, Alamo, National y Thrifty. É possível alugar um carro a partir de $45 a diária.

Veja um dos sites de locação de veículos aqui

Metrô: Los Angeles possui um sistema de metrô muito útil que conecta o centro da cidade com várias zonas de interesse turístico como Hollywood e Pasadena. O sistema de metrô possui 6 linhas que cobrem mais de 100 km e a passagem custa $1.50 e deve ser paga com a quantia exata ou com o cartão TAP (Transit Access Pass).
Veja aqui o Mapa do Metrô.

Ônibus: existem 5 linhas de ônibus que pertencem ao sistema de metrô de Los Angeles. A Metro Local (laranja) percorre as ruas mais importantes da cidade. Metro Rapid (prateado) possui um percurso similar ao Metro Local mas possui menos pontos e, portanto, mais rápido. Metro Express (azul) percorre o sistema de rodovias de Los Angeles. Metro Silver Line, conecta a South Bay e o Valle de San Gabriel com o centro de LA. Metro Orange Line, conecta North Hollywood com Woodland Hills. Outro sistema de ônibus em Los Angeles é o dos ônibus Dash, com frequência de 10 minutos entre as 6:30h às 18:00h e que possui 6 linhas que conectam áreas específicas como Chinatown com o Distrito Financeiro. A passagem varia de acordo com a linhas e o serviço pode ser pago com o cartão TAP ou com quantia exata.
Veja aqui o Mapa dos Ônibus.

Táxi: Os táxis em Los Angeles costumam ser amarelos, ainda que algumas empresas também tenham outras cores incorporadas aos seus veículos. É importante utilizar táxis autorizados, facilmente reconhecidos pelo selo oficial da cidade de Los Angeles. A bandeirada custa em torno de $4 e se cobra $2.50 por quilômetro percorrido. A hora de espera custa em torno de $30 (preço aproximado).

Língua
Se você fala inglês, ótimo. Se fala o espanhol, resolve o problema em hotéis, restaurantes, lojas, museus e outras atrações turísticas. Se não fala nenhuma das línguas citadas também não se preocupe. Estude como funciona o sistema de transporte, o mapa da cidade, a localização das atrações e algumas palavras e frases que estão aqui. É bem provável que não sairá fazendo perguntas. O portunhol às vezes também resolve.

Dinheiro – Moedas e Cédulas
A moeda dos Estados Unidos é o dólar.
As moedas (coins) americanas são:
1 (one) cent = 1 centavo. Também é conhecida por “a penny”.
5 (five) cents = 5 centavos. Também conhecida por “a nickel”.
10 (ten) cents = 10 centavos. Também conhecida por “a dime”.
25 (twenty-five) cents = 25 centavos. Também conhecida por “a quarter”.
Observe que nas moedas de 10 e de 25 centavos o valor não aparece, mas apenas os nomes: “one dime” e “quarter dollar”.
As moedas de 50 centavos e de 1 dólar são muito raras nos Estados Unidos e elas podem ser chamadas de “50 (fifty) cents” ou “half-dollar coin” e a de 1 dólar de “a dollar coin”.
As cédulas americanas (bills) são nos valores de:
1 (one) dollar bill
2 (two) dollar bil
5 (five) dollar bill
10 (ten) dollar bill
20 (twenty) dollar bill
50 (fifty) dollar bill - também conhecida como “a nifty”
100 (a hundred) dollar bill - também conhecida como “a sleeve”
Todos os bancos e muitos hotéis fazem o câmbio de moedas estrangeiras. Os hotéis aplicam as piores taxas, enquanto os bancos cobram uma porcentagem razoável pela troca.

Quanto levar em dinheiro / cartões
Os custos de uma viagem para Los Angeles dependem de diversos fatores, muitos deles completamente subjetivos. Ou seja, quem pergunta deve ter em mente os objetivos de sua viagem.
Dá para almoçar e jantar, básicos, por US$ 70.00 por dia. Lembrando que vai ser necessário alugar um carro e tem que botar gasolina.
Desbloquear cartões de crédito para uso no exterior, antes da viagem, e anotar os números e telefones das pessoas de contatos, ou tirar cópias dos mesmos. Deixar uma cópia em casa e outra em local diferente do original durante a viagem.
Muito cuidado com os cartões, pois o chip e senha às vezes não são exigidos no exterior. Em caso de perda, pode ser utilizado facilmente por outra pessoa.
As compras com o Cartão de Crédito, Débito ou com Travelcards, serão taxadas em 6,38% de Imposto sobre Operações Financeiras – IOF.
Se o valor do câmbio para compra do dólar no Brasil for vantajoso (compare com o câmbio oficial), utilizar dinheiro em espécie é recomendável para turistas brasileiros, principalmente depois do aumento nas taxas do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) nas compras com cartões. Deve-se, entretanto, observar os cuidados necessários para transporte e manuseio da moeda.
Caixas eletrônicos estão disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana, na maioria dos bancos e em shoppings, aeroportos, supermercados e lojas de conveniência. A maioria dos caixas eletrônicos cobra uma taxa de serviço de no mínimo US$ 2.50 por transação, e seu banco de origem pode impor despesas adicionais. A retirada de dinheiro de um caixa eletrônico usando um cartão de crédito geralmente incorre uma taxa de juros pesada, verifique primeiro com a operadora do cartão de crédito.
Para os visitantes estrangeiros, solicite ao seu banco ou operadora do cartão de crédito as informações exatas sobre o uso dos cartões em caixas eletrônicos dos EUA. Se você for depender de caixas eletrônicos (não é uma estratégia ruim), leve mais de um cartão e carregue-os separadamente. A taxa de câmbio sobre as transações em caixas eletrônicos é geralmente igual à de qualquer outro lugar. Antes de viajar, notifique o seu banco e as operadoras dos cartões de crédito dos seus planos de viagem. Caso contrário, você poderá provocar alertas de fraude com padrões de gastos atípicos, o que pode resultar no congelamento temporário das suas contas. Empresas menores podem se recusar a aceitar notas maiores do que US$ 20.

Dica: Compre uma pequena pochete doleira, coloque os seus dólares e use por dentro da calça (sem moedas para evitar perrengue no raio X do aeroporto). Um porta moedas também será imprescindível, pois você receberá muitas delas.
Qualquer pessoa viajando com o US$10,000.00 ou mais em dinheiro, seja em dólares americanos ou qualquer outra moeda, deverá declará-lo. 

Imposto sobre vendas
Tudo o que você comprar em Los Angeles terá imposto, que pode chegar a 9%, e não está incluído no preço apresentado.

Gorjetas (tips)
A gorjeta varia muito de pessoa para pessoa e, principalmente, de lugar para lugar. Há quem queira dar uma gorjeta mais gorda, mas também existem os que estão com o orçamento mais apertado e dão somente o necessário pelo serviço. Geralmente as "tips" chegam aos 10% ou 20% do valor da conta de um restaurante, por exemplo. No entanto, isso não é acatado com tanto rigor assim pelo cliente. Para os motoristas de táxi o valor varia entre 15% e 20% e no caso dos carregadores de malas uma gorjeta de 1 dólar para cada mala. Uma coisa curiosa é que as camareiras também costumam ganhar gorjetas, portanto lembre-se sempre de deixar uma quantia antes de sair do quarto para elas também. Nos Estados Unidos isso é bastante comum e até uma gentileza entre as pessoas por lá. Portanto, seja educado e faça parte desta tradição. É importante conferir na conta se a gorjeta já está inclusa para não pagar duas vezes.

Tomada elétrica
O plugue padrão dos aparelhos elétricos nos Estados Unidos tem dois pinos chatos e é assim:



(se o seu plug não tiver o pino redondo não tem problema).
A voltagem padrão em todos EUA é de 115-120 volts (corrente alternada). Aparelhos de outras voltagens só funcionam com conversor e adaptador para tomadas americanas de duas pontas chatas. Você pode encontrá-lo em lojas locais e muitas vezes nos hotéis.

Telefones
Solicite roaming de telefone e só use como última alternativa.
Leve o seu celular desbloqueado e ao chegar compre um SimCard:
- AT&T (att.com) - 500 MB de dados e 500 minutos em ligações locais custam US$40. Com mais US$5 você tem direito a 250 minutos de ligações para o Brasil.
- T-Mobile (t-mobile.com) - Com US$50 você tem 1 GB de dados e ligações locais ilimitadas. Com mais US$15 ligações internacionais ilimitadas por 30 dias.
Ou compre o Sim Card (chip) e receba em sua casa antes da viagem:
- Celtravel - paga US$4 por dia com ligações ilimitadas. Veja o site aqui
- Ready Sim - veja o site aqui
- America Net Mobile – Veja o site aqui
- Tem ainda a opção de ligar pela Embratel a cobrar, em qualquer telefone público: 1800-344-1055, 1800-283-1055 ou 1800-283-1055

Só faça ligação pelo telefone do hotel em última hipótese. É um absurdo.
Os aplicativos para smartphones que funcionam com o sistema VoIP (Voice Over Internet Protocol) são o meio mais econômicos de fazer ligações internacionais. Eles funcionam melhor com wi-fi, mas também podem ser usados com 3G, dependendo da qualidade da conexão de dados.
O Skype (Skype.com) oferece ligações gratuitas para outros usuários do Skype ou chamadas para telefones fixos ou celulares por tarifas baixas, bastando comprar créditos antecipadamente.
O Viber (viber.com) também é prático. Você liga de graça para quem também tem o aplicativo.
O aplicativo WhatsApp é a melhor opção atualmente. 
Para ter acesso à rede WiFi gratuita oferecida pelo hotel, solicite a senha na recepção. É possível acesso à internet grátis em diversos estabelecimentos, como por exemplo a Rede Mcdonalds. 
Veja aqui locais com Wifi grátis.

Bagagem
Bagagem de mão adequada para ser transportada no compartimento fechado por cima do lugar do passageiro ou por baixo do assento, com dimensões máximas de 110 cm: 55x35x20 cm.
Classe Econômica: 1 peça até 5 kg; Classe Executiva: 2 peças com peso total de 10 kg.
A franquia de bagagem despachada gratuita transportada no porão pode ser estabelecida com base no peso ou no número de peças a transportar.
Seguindo normas internacionais para as condições de Segurança e Saúde no Trabalho, as Companhias aéreas não transportam malas/volumes com mais de 32 kg. Volumes com peso maiores têm de ser transportadas como carga.
Consulte o site da empresa aérea, pois os pesos podem variar, principalmente se a Companhia do voo interno for diferente da que você fez o voo internacional.
Identificar as malas, por dentro e por fora, com nome, endereço completo e telefones no Brasil e em seu destino.
Se for viajar acompanhado, colocar em cada mala roupas dos dois viajantes. Caso uma seja extraviada haverá roupas para os dois.
Para obtenção de mais informações sobre Bagagens acesse aqui

Consulado Geral do Brasil em Los Angeles
Veja todas as informações aqui

Embaixada oficial dos Estados Unidos no Brasil:
SES - Av. das Nações, Quadra 801, Lote 03 70403-900 - Brasília, DF
(61) 3312-7000

Fuso horário
Los Angeles tem quatro horas a menos em relação a Brasília, mas pode alterar nos horários de verão de ambos os países.
Veja o Post sobre Fuso horário aqui ou aqui

A viagem
Chegue ao aeroporto, tanto na ida e principalmente no retorno, com no mínimo 3 (três) horas de antecedência e vá logo fazer o seu check in e depois localizar o portão de embarque. Veja o post aqui.
Como o voo será longo e cansativo, procure usar roupas e sapatos confortáveis. Leve um agasalho, pois a temperatura dentro da aeronave é baixa e você pode sentir frio. Ao chegar à sua poltrona encontrará um pacote contendo travesseiro, manta e fone de ouvido. Durante o voo, sempre que possível e permitido, levante e ande um pouco, para melhorar a circulação das pernas e pés. Se você é daqueles que não consegue dormir, leve livros, palavras cruzadas, Ipad etc, para que a sua viagem fique mais agradável.
Dependendo do horário do seu voo, será oferecido um almoço ou jantar, acompanhado de bebidas (sucos, refrigerantes, cervejas, vinhos etc). Próximo ao pouso, um lanche será servido.
Se seu voo for com conexão interna (voo doméstico), vão servir apenas bebidas, sendo que refeição terá que ser paga, com cartão de crédito. Antes do embarque compre algum lanche e leve para a aeronave.

Imigração
Ao desembarcar siga para a imigração. Observe as placas “Passport Control”, “Bagagge Claim” ou “Immigration & Customs”, onde será realizado o controle de passaporte de todos que chegam aos Estados Unidos. Entre na fila e siga as orientações dos funcionários.
Dependendo da localização do desembarque, será necessário utilizar um monorail. O trajeto é rápido, mas cuidado para não descer no local errado. Sempre observar as placas indicativas. Na dúvida, faça o que as outras pessoas estão fazendo.
Não fale ao celular, evitando ser chamado a atenção, e nada de ficar trocando de fila.
Apresentar ao Oficial da Imigração o Passaporte e o formulário de alfândega, que será entregue durante o voo e deverá ser preenchido ainda no avião.
Se não lhe entregarem o formulário no voo, peça, para não passar perrenge na imigração, apesar de ter formulários na imigração em diversos idiomas, inclusive português.
As perguntas são todas simples.
Algumas dicas:
- Retire seu passaporte de qualquer capa protetora que esteja usando. Os Oficiais não gostam de recebê-lo assim. Entregue apenas o passaporte e o formulário.
- Leve impressa a reserva do seu hotel e passagem aérea de volta.
- Não entregue nada que não tenha sido solicitado.
- Responda as perguntas diretamente e sem enrolação.
- Familiares poderão fazer a imigração juntos. Amigo, namorado ou qualquer pessoa sem parentesco deverá passar sozinho pela imigração.
Se não souber falar inglês, peça ajuda ao Oficial – Sorry, I need an interpreter. I don’t speak english – Desculpe, preciso de um interprete. Não falo inglês.
Se sua entrada nos Estados Unidos for por Miami, e não fala inglês, fica mais fácil, pois os agentes também falam o espanhol e você pode utilizar o seu “portunhol”.
Perguntas que podem ser feitas:
- Where are you coming from? (De onde você vem)
Resposta: I’m coming from Brazil. (Eu venho do Brasil)
- Have you ever been to the U.S before? (Você já esteve nos EUA antes?)
Resposta: Yes/No (Sim ou não)
- What’s the purpose of your stay in USA – Qual o motivo de sua estada nos USA?
- Resposta: We are here for tourism in Las Vegas – Estamos aqui a turismo/passeio em Las Vegas.
- How long will you be staying? – Quanto tempo pretende ficar?
- Resposta: six days – seis dias (exemplo).
- Where will you be staying? – Onde vai ficar?
- Resposta: Informar hotel em Los Angeles.
- Do you know the address? - Você sabe o endereço?
- Resposta: Endereço em Los Angeles.
- What your profession? Qual a sua profissão?
- Resposta : Economist, engineer, administrator (exemplos).
- How many dollars is bringing? Quantos dólares está trazendo?
- Respostas: US$500 (five hundred dollars); US$1.000 (thousand dollars); US$1.500 (thousand five hundred dollars); US$2000 (two thousand dollars).
Neste momento, o Oficial vai tirar uma foto e suas digitais (4 dedos da mão direita e depois o polegar direito, 4 dedos da mão esquerda e o polegar esquerdo) e devolverá o passaporte carimbado com o tempo de permanência.
Podem ser necessárias apresentar as comprovações.

Retirada das malas
Logo após a imigração, você vai retirar suas malas na esteira. Observe no monitor o número do seu voo e o da esteira onde sua bagagem deverá ser retirada. Muitas vezes ela já estará fora da esteira numa fila com várias bagagens.
Após pegar sua mala, você deverá seguir para a saída (Exit), passado pela Alfândega. Se você for escolhido poderá ser conduzido para a Baggage Exam, para o exame da bagagem. Vai passar a bagagem pelo Raio X e, talvez, responder perguntas. Se tudo Ok, seguir para o portão de saída (Exit), se este for o seu destino final.

Novo embarque
Tome muito cuidado com suas malas, bolsas e principalmente com os seus documentos.
Caso esteja fazendo conexão, terá que despachar as malas para o destino final. Observe as placas para identificar o local de despacho e você simplesmente entregará as malas, sem nenhum comprovante. Elas chegarão.
Observe o horário local, os painéis indicativos com os voos e portões de embarques e dirija-se para o seu. Primeiro localizar o portão de embarque para depois fazer compras, lanchar e até ir ao banheiro. Os aeroportos americanos são imensos e muitas vezes é preciso mudar, inclusive, de terminal para fazer a conexão. Pode ser necessário utilizar o mesmo monorail da sua chegada.

Sightseeing Bus
Ideal para a primeira visita a cidade. Se quiser ver a cidade e se deslocar pelas atrações, é recomendável os ônibus "hop-on, hop-off". Você pode descer e subir do ônibus quantas vezes quiser.
Veja o roteiro, preços e outras atrações nos sites:
Starlinetours 
Sightseeing

Dicas
Ao viajar ou andar em locais movimentados, esteja alerta.
Deixe a sua bolsa junto ao seu corpo no ônibus, restaurantes ou mesmo taxi.
Ao pendurar seu casaco no cabideiro de um restaurante, certifique-se de não deixar nada de valor nos bolsos do casaco, como seu celular.
Nada de deixar bolsas e carteiras na mesa ou cadeira no restaurante do hotel, para ir se servir.
Sempre esteja ciente das coisas ao seu redor e aja de acordo. Não mexa na sua bolsa, conte o dinheiro da carteira durante uma viagem ou em pé no meio da rua.
Se planeje para saber onde está indo. Tenha os mapas da cidade em mãos ou faça download para o celular ou tablet.
Localize supermercados (tem vários Walgreens em Los Angeles) próximos ao seu hotel, onde você pode comprar água, sucos e lanches baratos e levá-los. Quando disponíveis, os preços nos hotéis são abusivos.
Não mantenha o contato visual com estranhos no transporte público, pois isso é considerado deselegante.
Conversas altas também são irritantes para os outros passageiros, bem como conversas no celular. 
Levar a mochila nas costas também é deselegante nos trens: leve nas mãos, ponha no chão aos seus pés, ou virada para frente no seu corpo.
Pare num jornaleiro e compre algumas revistas. Elas são ótimas para ter uma ideia do que está acontecendo atualmente na cultura.
Veja na recepção do hotel revistas e folders que vão lhe ajudar nos passeios.

Telefones úteis
Emergências: 911
Serviços não emergenciais: 311
Sociedade de ajuda ao viajante: (323) 468-2500
Consulados internacionais: 211

Álcool e drogas

Bares e restaurantes muitas vezes pedem identificação com foto para provar que você tem idade legal para beber (ou seja, acima de 21 anos). Ter a identidade "solicitada" é prática padrão, nada pessoal. A venda de álcool está sujeita a regulamentos governamentais locais. Algumas cidades do Condado de Los Angeles proíbem a venda de bebidas alcoólicas no domingo, após a meia-noite ou antes do café da manhã. 
Em todos os estados, dirigir sob a influência de álcool ou drogas é um crime grave, sujeito a multas pesadas e até mesmo a prisão.
Drogas recreativas são proibidas por leis federais e estaduais. Alguns estados, como Califórnia e Alasca, tratam a posse de pequenas quantidades de maconha como uma contravenção, embora ainda seja punida com multas e/ou prisão.
A posse de qualquer droga ilícita, incluindo cocaína, ecstasy, LSD, heroína, haxixe ou mais de 28 gramas de maconha, é um crime que pode ser punido com longas sentenças de prisão. Para os estrangeiros, a condenação de qualquer delito de drogas é motivo para deportação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário