sábado, 1 de outubro de 2016

Guia de Viagem a Lima, Cusco e Machu Picchu - Dicas de atrações turísticas em Lima

Centro Histórico de Lima
Capital do Peru, Lima está localizada nos vales dos rios Chillón, Rímac e Lurín e banhada pelo Oceano Pacífico, na parte central do país. Junto com a cidade portuária de Callao, forma a Região Metropolitana. É uma cidade que tem se reinventado nos últimos anos, passando de apagada e retraída a uma metrópole com mais brilho e cor. Os próprios peruanos ainda se surpreendem com a transformação da capital de quase 9 milhões de habitantes.
Entre as atrações da cidade, em grande parte culturais, como museus, possui um belíssimo Centro Histórico, restaurado há pouco tempo, onde estão igrejas, monumentos e a elegante Plaza de Armas, herança da época colonial da América do Sul.

Conheça as principais atrações:



Catedral de Lima
A Basílica Catedral de Lima y Primada del Perú ou simplesmente Catedral de Lima é a maior igreja do Peru. Começou a ser construída em 1535 e sofreu com os muitos terremotos que atingiram a cidade. Com traços principais neoclássicos, a construção externa foi inspirada na Catedral de Sevilha. No interior, há dezenas de altares de diversos estilos diferentes e a cripta de Francisco Pizarro, conquistador espanhol e importante figura para o povo peruano. 
Classificada como Patrimônio da Humanidade, a Catedral está localizada no Centro Histórico da cidade. A visitação está aberta de segunda a sábado, de 09:30 a 16:30 horas.
Endereço: Jirón Carabaya, Lima 15001

Palácio do Governo
Localizado às margens do Rio Rímac, é a residência oficial do Presidente do Peru e sede do Poder Executivo do país. No apogeu da civilização Inca, o local tinha uma forte conotação religiosa e serviu de residência para o último imperador Inca. Em 1535, depois da conquista espanhola, Francisco Pizarro construiu seu palácio no mesmo local. Uma das atrações da cidade, a troca da guarda acontece diariamente ao meio-dia. Para um tour gratuito é necessário fazer reserva com antecedência de pelo menos 48 horas.
Endereço: Jirón de la Unión s/n, Distrito de Lima

 

Plaza de Armas
Também chamada de Plaza Mayor, é o berço de Lima. Foi neste local, em 1535, que Francisco Pizarro fundou a cidade, o que faz com que ela seja a praça mais antiga da cidade. A grandiosidade histórica é refletida nos prédios em sua volta, como o Palácio de Governo, o Palácio Arquiepiscopal e a Catedral. Ao longo dos séculos, ela serviu como cenário para várias celebrações religiosas, mercados e touradas. Hoje, a praça ainda é bastante animada e um excelente local para conhecer o passado de Lima.
Endereço: Lima District 15001

Museu Nacional de Antropologia, Arqueologia e História
Localizado na Plaza Bolívar e fundado em 1822, é o mais antigo e mais representativo museu bibliográfico do país, que exibe objetos pré-hispânicos, artístico, coleções fotográficas e documentais do período colonial e republicana. Reúne em seu acervo cerca de 300 mil peças de culturas importantes como chimú, tiahuanaco, paracas, nasça, pucurá e inca. É uma atração que merece ser visitada com bastante tempo livre para apreciar todas as suas coleções.
Veja aqui o Site do MNAAHP
Endereço: Plaza Bolivar S/N, Pueblo Libre Lim
a


 

Igreja e Convento de San Francisco de Assis 
É um dos pontos turísticos obrigatórios para quem visita Lima. O templo ostenta uma riqueza do barroco decorativo, destacando o trabalho de molduras, barroco, rococó e neoclássico. Entre eles estão o altar de São Judas Tadeu, totalmente feito de prata.
No Convento viveu muitos anos São Francisco Solano, restando o retrato post-mortem e a Capela-Santuário, onde morreu em 14 de julho de 1610. Durante a visita, você pode ver os claustros, pátios decorados com azulejos sevilhanos e biblioteca. Sob este complexo está uma rede de galerias subterrâneas ou catacumbas, que eram o principal cemitério em tempos coloniais e também pode ser visitado.
Horário de visitas: das 10:00 às 12:00 horas e das 16:00 às 19:00 horas.
Endereço: Jirón Lampa, Distrito de Lima

 

Pachacámac 
Um dos maiores centros religiosos da costa peruana a apenas uma hora ao sul de Lima (40 km) este complexo arqueológico conserva o misticismo e a religiosidade de seu passado. Segundo os arqueólogos, foi o centro de peregrinação mais importantes do Peru antigo, e em seus dias gloriosos do local recebeu centenas de pessoas de todo o país.
Como uma grande cidade, com várias pirâmides, templos e praças de grande porte, onde os visitantes podem desfrutar de uma agradável caminhada. O santuário também oferece uma vista magnífica sobre o Oceano Pacífico, bem como do Vale do Lurin. Além disso, o passeio deve inclui uma visita ao Museu localizado no interior do complexo arqueológico, que exibe uma cópia do ídolo do Deus Pachacámac e antigos vestígios encontrados na zona.
Usar sapatos confortáveis, óculos de sol, protetor solar, chapéu e tomar bastante água é a recomendação.
Endereço: 40 km ao sudeste de Lima.

Parque da Reserva

Passeio imperdível, preferencialmente a noite, para conhecer as 13 fontes aquáticas interativas, com muitas cores e música. Foi originalmente um parque de exposições, abandonado na década de 1960 e que em 1990 teve suas fontes e demais instalações destruídas. Em 2006, o parque foi recuperado e reaberto ao público em 2007.
Endereço: Lima District

Parque Kennedy 
Faz parte do antigo Parque Central de Miraflores e é um espaço cultural, ecológico e turístico datado de 1900. Sua denominação é uma homenagem ao presidente norte-americano, assassinado em 1963. Hoje, o local é famoso pela feira de artesanato, montado no centro do parque nos finais de semana, com uma variedade enorme de produtos e comidas típicas. Um pequeno anfiteatro anima o local com muita música e danças.
Endereço: Parque Kennedy, Miraflores, Lima



Praça San Martín 
É uma das áreas mais importantes da cidade, juntamente com a Plaza Mayor, com jardins coloridos, luminárias em bronze, bancos de mármore, piso de granito, quatro fontes de água nos cantos da praça e no centro o monumento a Dom José de San Martin. Foi construída para celebrar cem anos da independência e, em 1998, foi declarada patrimônio da humanidade pela UNESCO.
Endereço: Lima District



 

Museu Particular de Larco Herrera

É um dos mais importantes de Lima e um dos melhores da América do Sul, para os adeptos de arqueologia. Está localizado em uma mansão real do século XVIII, construída em cima de uma pirâmide pré-Colombiana do século XII. Esse museu particular possui as mais incríveis coleções de cerâmica do mundo, estimada em 55 mil peças, incluindo as peças eróticas.

Endereço: Av. Simón Bolivar 1515, Pueblo Libre.

 

Huaca Pucllana

Outra atração turística imperdível, este sítio arqueológico está localizado em um dos bairros mais nobres de Lima, Miraflores, junto a casas e edifícios residenciais.
Todo sítio foi construído para ser um lugar sagrado, mas a parte térrea era considerada mais pública enquanto que a pirâmide era reservada a elite, sacerdotes e nobres e cerimônias restritas. O local vem sendo restaurado desde 1981. Não deixe de visitar.
Endereço: Calle General Borgoño cuadra 8 S/n, Distrito de Lima

 

Parque do Amor

Também localizado no bairro de Miraflores, é um dos lugares preferidos pelos namorados para contemplar o pôr do sol com vista para o Pacífico. Fica bem próximo ao Shopping Larcomar.
No local está a estátua O Beijo, obra de Victor Delfín.
Endereço: Malecón Cisneros, Miraflores


Museu do Ouro 

Este museu conta com a maior coleção de trabalhos realizados em ouro, prata e pedras preciosas, durante os períodos pré-incas. São mais de 7 mil objetos e ainda há uma coleção de mais de 20 mil armas do mundo todo. Réplicas de objetos como narigueiras, mantos, braceletes e máscaras funerárias são alguns dos exemplares expostos.
Veja aqui o Site Museu do Ouro


Endereço: Jr Alonso de Molina 1100, Santiago de Surco 15023

 

Shopping Larcomar 

Com vistas para o oceano Pacífico, neste maravilhoso shopping no bairro de Miraflores, você encontra moda, gastronomia e entretenimento, em um só lugar. As últimas tendências da moda estão nas mais de 100 lojas.
Acesse aqui o site - Site Shopping Larcomar
Endereço: Malecón de la Reserva 610, Miraflores 15074

Um comentário:

  1. Olá Priscila, tudo bem?
    primeiramente parabéns pelo blog, sensacional suas dicas!
    Eu sou peruano e recomendo aos brasileiros viajar ao peru y conhecer sua cultura viva, historia, tradição, gastronomia e uma das maravilhas do mundo "machu picchu" a cidade perdida dos incas.
    para mais informação visite nosso site> https://www.machupicchupacotes.com.br/

    ResponderExcluir