terça-feira, 9 de maio de 2017

Guia de viagem a Madri - Dicas Como circular em Madri e arredores


Estando hospedado no Centro, a melhor forma de conhecer a cidade é a pé, porém é bom ter cuidado ao andar pelas ruas de Madri, especialmente nos pontos turísticos mais visitados, como a Puerta del Sol, onde o turista pode ser surpreendido por batedores de carteiras. Nada de assustador, basta ter cuidado com bolsa, carteira, celular etc.
Reserve um tour gratuito no site - New Europe Tours

Veja abaixo como circular:

Transporte

Metrô
É a maneira mais rápida e fácil de se deslocar pela cidade. São 301 estações que conectam toda a capital e as localidades próximas.
Atualmente, existem 12 linhas de metrô, 3 de metrô ligero e o ramal que une as estações de Ópera e Príncipe Pío. As linhas são identificadas por números e cores, e estão divididas em 4 zonas (A, B1, B2 e B3), que definem a tarifa a ser paga pelo usuário.
O metrô funciona todos os dias das 6:00 da manhã a 1:30 horas da madrugada. Após o final do horário procure as linhas noturnas de ônibus que circulam durante toda a madrugada.
Veja aqui o Site Metrô
Veja aqui o Mapa Metrô
Veja detalhes sobre Tarifas

Táxis
Os táxis em Madri são brancos com uma faixa vermelha diagonal na porta da frente e o escudo da cidade. A luz verde no painel significa que estão livres. Basta dar a mão para para-los. Há também muitos pontos por toda a cidade marcados com um sinal azul e a letra "T" em branco. Em Madri existe mais de 18 mil táxis, e, geralmente, não é problema encontrar um livre nas principais vias da cidade. O pagamento é normalmente em dinheiro, embora muitos já aceitam o pagamento por cartão de crédito. Se vai sair à noite é uma opção a ser considerada.
Tarifas:

Ônibus turístico
Os ônibus turísticos contam com 2 rotas diferentes, Madri Histórico e Madri Moderno, que juntas somam mais de 44 pontos que podem ser percorridos com a mesma passagem. Os passeios nesses ônibus incluem guia de áudio em 10 idiomas em fones de ouvido individuais. 
Veja no site abaixo rotas, preços, horários etc:

Ônibus
É um transporte essencial para Madri, pois funciona 24h e alcança zonas onde a rede de metrô não chega. A EMT é o órgão responsável pelo serviço operando mais de 200 linhas na cidade.
Muitos turistas optam pelo metrô pela sua facilidade e rapidez, mas utilizar a rede de ônibus é mais fácil do que parece. Em cada parada estão expostos cartazes com as linhas, suas rotas e horários. E a EMT também oferece um (navegador) buscador para o passageiro planejar da melhor maneira a sua viagem.
Para não ficar esperando na parada de ônibus, use o aplicativo “EMT Madrid” no seu smartphone e veja quanto tempo falta para chegada de cada uma das linhas. Basta esticar o braço para que o motorista pare no ponto. Ao entrar no veículo, insira seu ticket na máquina. Outra opção é comprar um “billete sencillo” diretamente com o motorista.

Aluguel de carro
Apesar da boa qualidade de suas ruas e sinalização, não vale a pena alugar carro, pelas dificuldades de estacionar e pelo trânsito pesado. Só considere esta opção se for viajar para cidades próximas, como Toledo, Ávila e Segóvia, ou se for ficar hospedado distante do centro.
Veja site comparador de aluguel de carro - Holiday cars

Trem
Renfe - Rede Nacional de Ferrocarriles Españoles é a empresa que administra os transportes de trem na Espanha e em Portugal. Há trens diários para as principais cidades do país, sendo alguns muito rápidos e outros mais lentos. É também uma maneira barata e muito eficiente de conhecer outras cidades. A empresa também faz viagens internacionais, tem trens turísticas e temáticos.
Veja o site - Renfe

As principais estações são:

Estação de Atocha
O complexo ferroviário da Estação de Atocha é o maior de Madri e recebe trens de baixa, média e alta velocidades. Inclui também os serviços da Linha 1 do metrô e os trens de Cercanías, que conectam a capital com os pueblos e cidades da comunidade.
Veja mais informações aqui - Estação Atocha

Estação Chamartín
Opção para conhecer outras cidades da Espanha, ou Portugal, com diversos horários de trens diários para os mais diversos destinos.
Veja mais informações aqui - Estação Chamartín

Um comentário:

  1. Guia de viagem incrível, estão de parabéns pelo bom trabalho, vai me ajudar muito na minha próxima viagem.

    ResponderExcluir