segunda-feira, 20 de março de 2017

Guia de Viagem a Amsterdam - Transporte - Como Circular em Amsterdam


Amsterdam é plana e caminhar pelo Centro é fácil. Outras maneiras de explorar a cidade são a bicicleta e os eficientes trens de superfície. Já o metrô e o ônibus são melhores para as regiões mais afastadas. Evite os táxis, caríssimos.

Veja mais – www.iamsterdam.com

A bicicleta é o principal meio de transporte dos moradores da cidade. Ao caminhar pelas ruas, não fique de bobeira no meio das ciclovias, algo bastante comum entre os turistas. Se aderir à pedalada, observe como fazem os locais e siga as normas de trânsito.

Se optar em alugar uma bicicleta, acesse os sites:
Orange bike
Bike city
Bike em Amsterdam

Como se portar com ou sem bicicleta
    - Se estiver a pé, não ande na ciclovia, em hipótese alguma;
- Sempre olhe para os dois lados ao cruzar ciclovias;
- Não se assuste com motos e carros nas ciclovias, aparentemente os pequenos são permitidos;
- Se acontecer de uma bicicleta vir na sua direção, não tente trocar de caminho, basta continuar andando do mesmo jeito que eles desviarão (mas por que mesmo você está no caminho de uma bicicleta?);
- De bicicleta, não fique cruzando de faixa em faixa e não ocupe todas elas caso esteja com outras pessoas;
- Não ande de bicicleta fora da ciclovia, você pode ser multado;
- Amsterdam tem muitas interseções de bicicletas e carros, por isso sempre sinalize com o braço para onde você irá quando fizer uma curva.

Empresas de transporte público
- GVB - sigla em holandês de GemeenteverVoerBedrijf (Companhia Municipal de Transportes). Opera tram (bonde), ônibus, metrô e a balsa e se limita a transporte dentro da cidade de Amsterdam.
- NS - Companhia holandesa de trens. Em geral, você vai utilizar o trem se for para outro município. É possível pegar um trem para andar entre duas estações dentro de Amsterdam.

Horário de funcionamento do transporte público
O transporte público de Amsterdam (tram, metrô e ônibus) funciona até a meia noite. Após este horário as opções são os ônibus noturnos (nachtlijnen) ou táxis.

Como pagar o transporte público
Uma opção para o turista é comprar o I Amsterdam Card, que dá direito aos transportes municipais ilimitados de Amsterdam, pelo tempo de validade do seu cartão, mais entrada gratuita em 44 museus de Amsterdam, entre outras vantagens. Veja aqui no site: I Amsterdam

Outra opção é o OV-Chipkaart, que é o Cartão de chip para Transporte Público. OV é "Openbaar Vervoer", ou Transporte Público em holandês, e Chipkaart, significa Cartão de chip.

Qual OV-Chipkaart comprar
- Cartão descartável de horas – pode ser comprado direto com o cobrador ou motorista do tram ou ônibus e vale por uma hora para tram, metrô e ônibus da companhia de transportes municipais de Amsterdam, a GVB. O cartão de horas não vale para viagens intermunicipais, e isso inclui o aeroporto (Schiphol fica em outro município, portanto a GVB não atua lá).

- Passes diários - se você pretende usar o transporte público com regularidade, talvez seja interessante comprar os passes diários da GVB, de um a sete dias. O tempo vai contar a partir do minuto que você valida o cartão pela primeira vez.
Veja qual sai mais em conta, se pagar as passagens avulsas em bilhetes de uma hora ou se vale mais a pena comprar um cartão válido pelo período que você vai ficar.
É necessário validar o cartão tanto na entrada como na saída do transporte. Não validando na entrada você pode ser multado (35 euros mais o valor da passagem) e passar vexame. E não validando na saída vai ter problema na próxima utilização do transporte, pois o cartão vai dar erro. Veja como os locais procedem e faça o mesmo.

- Cartões recarregáveis
Se você vai passar um tempo mais longo na cidade (mais que sete dias), talvez valha a pena pagar um OV-Chipkaart recarregável. Tem duas versões: anônima e personalizada.
É necessário validar o cartão tanto na entrada como na saída do transporte. Não validando na entrada você pode ser multado (35 euros mais o valor da passagem) e passar vexame. E não validando na saída vai ter problema na próxima utilização do transporte, pois o cartão vai dar erro). Veja como os locais procedem e faça o mesmo.
O cartão recarregável vale na Holanda toda, ao contrário dos cartões avulsos que só valem em Amsterdam nos transportes da GVB.

Onde comprar e recarregar o OV-Chipkaart
E frente da Estação Central (Amsterdam Centraal Station) tem uma loja da GVB, porém existem lojas diversos pontos da cidade. Veja aqui.
Também é possível comprar o OV-Chipkaart on-line.
Dá para comprar o cartão nas máquinas da GVB que existem nas estações de metrô e pagar com cartão de crédito.

Mapas:
Mapa Turístico de Amsterdam
Mapa do Metrô de Amsterdam
Mapa Transporte Público

Nenhum comentário:

Postar um comentário