Dicas de viagens


Para marinheiros de primeira viagem internacional, ou não, seguem pequenas dicas que podem fazer a sua viagem muito mais agradável e tranquila:

 ANTES DE VIAGEM

·         Providencie seu passaporte com pelo menos três meses de antecedência. Se for precisar de visto para os Estados Unidos, cinco meses.

·         Verifique o prazo de validade do passaporte e do visto, se já os tiver. O passaporte deverá ter no mínimo seis meses de validade contados da data do retorno ao Brasil. O Visto vale até a data mencionada no citado.

·         Leve sempre uma cópia de seu passaporte em local separado do original. Se tiver viajando acompanhado, tirar uma cópia para cada parceiro.

·         Leve carteira de motorista internacional. Mesmo que não pretenda alugar carro, você pode precisar dela. A depender do país a Carteira brasileira tem validade.

·         Ao receber os vouchers da viagem confira os dados e serviços solicitados – passagens e hospedagens.

·         Alguns países exigem vacina contra febre amarela. Veja postagens neste blog.

·         Confira a voltagem do país e leve adaptadores de aparelhos elétricos. Veja postagem neste blog.

·         Reconfirme o vôo, ida ou volta, e reservas do hotel pelo menos 48 horas antes do embarque.

·         Chegue ao aeroporto no mínimo três (3) horas antes do embarque.

·         Ao embarcar para o exterior, leve Notas Fiscais dos equipamentos eletrônicos (câmera fotográfica, filmadora, computador, celular etc);

·          Leve os próprios medicamentos, já que é difícil comprar remédios sem receita médica no exterior.

·         Desconfie de pacotes com preços muito abaixo dos praticados no mercado. Em geral, esses pacotes acabam não cumprindo tudo o que prometem.

·         Ao se planejar financeiramente, deixe um bom dinheiro reservado para imprevistos, cancelamentos etc. Nunca viaje para o exterior com o dinheiro contado.

·         Providencie autorizações de viagem internacional para os menores de idade. Menores desacompanhados, ou mesmo acompanhados de apenas um dos pais, precisam ser liberados pela Justiça e pela Polícia Federal.

·         Providencie o endereço do consulado brasileiro de cada país que pretende visitar.

·         Faça exames médicos e compre todos os medicamentos necessários. Lembre-se também de levar a embalagem e a receita (de preferência, traduzida para o inglês).

·         Não aceite encomendas difíceis de seus amigos. Em geral, dão trabalho e gastos extras.

·         Faça uma procuração em nome de um familiar que vai ficar no Brasil, para o caso de você ter algum problema durante a viagem.

·         Prepara-se fisicamente para a viagem, principalmente se tiver que caminhar muito, subir escadarias etc. Faça uma dieta preventiva e comece a praticar alguma atividade física leve, caso esteja sem se exercitar a algum tempo.

·         Se a viagem parecer mais cara do que você pode pagar, não se arrisque: opte por um roteiro mais barato. Afinal, os imprevistos sempre acontecem.

·         Veja a distância entre o aeroporto de desembarque e o hotel que pretende reservar. Seu voo pode lhe deixar no aeroporto Charles de Gaulle e o seu hotel fica próximo a Orly, no outro extremo de Paris.

·         Se sua viagem for por quinze dias ou mais numa mesma cidade, avalie alugar um apartamento ao invés de ficar num hotel. Normalmente é muito mais barato.

·         Tire cópias de seus cartões de crédito, anote o número de telefone de emergência de cada cartão em cada cópia correspondente. Deixe essas cópias com algum amigo ou familiar. Em caso de roubo, principalmente no exterior, caso você consiga uma única ligação, bastará ligar para essa pessoa pedindo para cancelar os cartões. Além disso, você poderá digitalizar esses documentos e deixá-los armazenados em seu e-mail para que você possa acessá-los de qualquer lugar.

·         Tira cópias dos vouchers de hotéis, passagens aéreas, seguro de saúde, cartão de vacinação e deixe uma cópia com o seu parceiro de viagem e outra na mala de mão, ou outro local diferente dos documentos originais. Assim, em caso de perda ou roubo, será possível apresentar a cópia, fazer um boletim de ocorrência e, em seguida, dirija-se a uma loja da companhia aérea com a cópia da passagem para cancelar o bilhete e evitar que outra pessoa viaje em seu lugar.


BAGAGEM

·         Comece a pensar no que é necessário levar na mala, com no mínimo uma semana de antecedência.

·         Evite levar bagagem de mão muito pesada. Será inevitável ficar andando no aeroporto, por isso quanto menos peso tiver nas mãos melhor.

·         Não leve na mala a ser despachada qualquer equipamento eletrônico ou de valor (joias, relógios etc). Além de poderem ser danificados, podem ser furtados.

·         Prefira malas com o zipper travado no segredo da mala. Mala com zipper flutuante pode ser aberta e fechada sem que você perceba.

·         Alguns itens não podem ser transportados na bagagem de mão, veja no post deste blog.

·         Leve na bagagem de mão, medicamentos para uso durante o voo, escovas de dentes e pasta dental, pente, revistas, livro, casaco, etc. Lembre-se de levar consigo a receita médica (no idioma do local de visita) caso você utilize medicamentos para tratamentos prolongados (o melhor é levar do Brasil). Nada de tesoura, pinça ou qualquer objeto pontiagudo ou cortante.

·         Procure levar malas em tons diferentes como preto, vermelho, ou verde. Porque isso? Porque será assim mais fácil a identificação na esteira (local onde ficam as malas no aeroporto após a chegada ao seu destino final). Caso prefira coloque um lenço colorido, ou um adesivo chamativo nas malas, não se esqueça também de colocar sua identificação (nome, endereço completo, telefones), dentro e fora.

·         Deixa a mala o mais leve possível. Lembre-se sempre que ao voltar da viagem você trará um monte de tralhas e presentes de viagem. Cuidado para não se transformar num burro de carga.

·         Viaje com uma mochila leve. Assim você poderá se movimentar bastante pela cidade sempre com as mãos livres.

·         Coloque apenas algumas roupas, optando por cores sólidas. Preto é interessante, principalmente se você tiver que ir numa festa e ficar na dúvida sobre qual cor vestir. Preto sempre cai bem.

·         Na bolsa de mão, coloque apenas aquilo que realmente você vai precisar durante o vôo.

·         Opte por roupas de tecidos que não amassam e de secagem rápida.

·         Leve um pequeno guarda-chuva, dobrável. Em tempos de aquecimento global, nunca se sabe quando vai chover.

·         Nunca deixe sua bagagem desacompanhada.

·         No aeroporto, não aceite pedidos para levar encomendas


EMBARQUE

·         Saia de sua casa com antecedência, para chegar ao aeroporto com 3 horas antes do embarque. Você nunca sabe quando vai encontrar pela frente um ‘engarrafamento’ monstruoso. Antes de sair, verifique se não deixou nenhum aparelho elétrico ligado, convém desliga-los da tomada para evitar problemas. Verifique se as torneiras estão todas fechadas, feche o registro do controle de águas, e veja se desligou o gás corretamente.

·         Antes de sair de casa verifique se está com todos os documentos na bolsa ou carteira, e leve também telefones úteis em sua agenda. Pode ser necessário telefones do seu convênio médico (caso ele atenda no exterior), telefone da seguradora que fez seu seguro viagem, telefone da agência de viagens, telefone da companhia aérea, telefones de familiares, telefone do hotel que ficará hospedado etc.

·         Um dia antes do voo tente relaxar e descansar. Muitas pessoas não conseguem dormir durante os voos e para não chegar ao local de destino exausto, descanse enquanto pode.

·         No dia do voo alimente-se com comidas leves e evite tomar bebidas alcoólicas, contenha-se na ingestão de cafés e evite fumar em demasia. Esta dica vale para antes e durante a viagem.

·         Antes do horário previsto para sair para o aeroporto tome um bom banho, isso ajudará relaxar.

·         Chegue bem cedo para fazer todos os procedimentos e veja como tudo funciona. Essas regras mudam de um aeroporto para outro.

·         O Check-in é o primeiro procedimento ao qual você será submetido quando chegar ao guichê da companhia aérea. O check-in no aeroporto é o ato de você se apresentar ao balcão da companhia aérea que você contratou e mostrar os documentos e etiquetar a bagagem que você irá levar. Sua bagagem é conferida, pesada, etiquetada e transferida para a área de embarque.

·         Ao chegar no aeroporto, dirija-se imediatamente ao balcão de check-in da companhia aérea e se tiver dúvidas (portão de embarque, onde vai retirar as malas etc) e faça todas as perguntas. Muitos passageiros perdem o vôo por não prestar atenção ao check-in ou ao portão de embarque correto. Confira todas as informações do cartão de embarque e recibos das malas despachadas

·         Se vai viajar acompanhado, faça o check-in em conjunto e peça assentos juntos.

·         Depois do check-in feito, é só aguardar chamar o seu vôo. Fique na sala de embarque próximo ao portão indicado. Verifique nos telões se o seu voo corresponde ao portão indicado no cartão de embarque. É normal fazerem alterações de última hora.

·         Não há nada pior do que se estar numa fila a espera de passar pelo check-in ou para adentrar ao avião, e um apressadinho ficar atrás nos pressionando. Calma, o avião não vai fugir, aguarde a sua vez na fila educadamente e preferencialmente sem reclamar ou fazer comentários acerca da demora.

·         Dentro do aeroporto, não corra, e nem atropele as pessoas com o carrinho de bagagem. Se estiver atrasado para o vôo tente pensar que os outros não têm culpa pelo seu atraso.


DURANTE A VIAGEM

·         Pense qual roupa irá usar para a viagem. Lembre-se de usar roupas e sapatos confortáveis, e de estar apresentável no momento de passar pela imigração.

·         Consulte na internet como está o tempo na cidade que vai visitar e caso esteja frio leve um casaco ou blusa de lã. Caso seja verão, lembre-se de, por baixo, na viagem, estar vestindo uma camiseta polo mais leve para o caso de você querer tirar a roupa de frio que está usando, após o desembarque.

·         Lembre-se sempre que no avião faz frio. Então nada de querer enfrentar as horas de vôo com roupas leves. Prefira uma roupa confortável, quente e que vai te deixar a vontade. Nada de sapatos apertados e desconfortáveis, deixe o glamour para momentos especiais que surgirão no seu destino. O melhor é usar sapatos, tênis, botas já amaciados.

·         Depois de sair da sala de embarque, você vai até o avião onde será recebido por um comissário de vôo que te ajudará a encontrar a poltrona onde você deverá sentar-se. Acomode-se bem e deixe tudo o que for precisar a mão, como livros, revistas ou tocador de mp3, o resto vai para bagageiro.

·         Não viaje com nada nos bolsos a não ser seu passaporte e carteira. Ao chegar no avião, coloque passaporte e carteira na mochila. Afinal passar horas e horas sentado em cima da carteira irá deformar a carteira como também seu bumbum.

·         Tenha muito cuidado com seus documentos, dinheiro, e bolsas durante o voo e durante a estadia no local de destino. O ideal é que você use uma pochete especial para viagens que deve ser usada por dentro da roupa, onde você guardará documentos, dolares, euros, passaporte, etc. Assim evitará ser furtado nos aeroportos ou até mesmo se adormecer durante o voo.

·         Durante o voo, fique calmo. O avião é um meio de transporte ultra seguro. Caso você nunca tenha viajado de avião, com certeza vai gostar, até porque eles costumam passar filmes durante a viagem, som individual, geralmente o jantar ou almoço servido é de boa qualidade, por isso relaxe e divirta-se.

·         Sempre que se sentir desconfortável com suas pernas ou braços, levante-se e caminhe um pouco dentro do avião para ativar a sua circulação sanguínea.

·         Caso você tenha problemas de saúde como diabetes ou hipoglicemia, pode avisar um dos membros da tripulação, caso corra algo eles saberão como agir. Leve sempre consigo uma identificação num local fácil de encontrar a informação de que você é diabético.

·         Quando desembarcar no país de destino, tenha calma. O avião aterrissa, demora ainda alguns minutos até que todos saiam e prepare sua paciência por que terá de enfrentar uma boa fila da imigração. Veja nosso post sobre o assunto.

·         Antes de sair da sala de desembarque do aeroporto verifique se a bagagem ainda continua lacrada e se ela está completa, caso haja algum inconveniente, procure o setor responsável ainda mesmo no aeroporto.

·         Lembre-se, o avião não é o local mais agradável para você ficar batendo papo. As pessoas preferem ficar no silêncio e na privacidade das suas poltronas. Se não quiser ler, durma ou ouça música. Evite a ingestão de bebidas alcoólicas já que as grandes altitudes duplicam os efeitos de uma bebida. Alimente-se com moderação e calmamente!

·         Caso coloquem ao seu lado uma criança que está a viajar sozinha, nada de bancar a babá. Caso seja necessário solicite a ajuda das comissárias de bordo.

·         Não há nada pior do que um ‘vizinho’ de poltrona que não para de falar. Se você não estiver a fim de conversa, leia uma revista, jornal ou um livro.

·         Esteja atento também porque se você por vezes não está a fim de conversa, seu ‘vizinho’ de poltrona pode também não estar. Não seja inconveniente.

·         Em caso de se sentir indisposto ou com enjoo chame a comissária de bordo que poderá lhe auxiliar e dar toda orientação necessária.

·         Quando estiver na fila da esteira a espera da chegada da sua mala tenha muita paciência, nem sempre este procedimento é rápido e por vezes a sua mala chega por último.

·         Se você conseguir dormir no vôo esteja atento para não incomodar o ‘vizinho’ de poltrona.

·         Mantenha seus documentos, bolsa e dinheiro bem perto de você. Evite colocar no bagageiro acima da sua poltrona.

·         Evite falar demais sobre para onde vai, onde vai ficar e outros detalhes pessoais, afinal você nunca sabe quem está ao seu lado.

·         Ao chegar ao seu país de destino, não saia do avião correndo feito um maluco, espere a sua vez. Espere que as pessoas peguem suas bagagens de mão, no compartimento superior, que fica acima das poltronas. Tenha calma, não adianta querer sair correndo de dentro do avião, porque isto é impossível.

·         Ao chegar na esteira rolante para pegar a sua mala, tenha educação e procure um espaço mais vazio para se posicionar, afinal a esteira irá ficar circulando com todas as malas (de todos os passageiros). Enquanto a esteira estiver cheia de malas, a sua provavelmente não aparecerá. Espere que ela apareça. Saiba que se você fizer o check-in muito cedo no seu país de origem, quase sempre sua mala será uma das últimas a aparecer na esteira por motivos óbvios.

·         Ao chegar na fila da Imigração ou Departamento de Polícia Federal de um país, fique calmo, e espere a sua vez. Nesta fila é que você não vai poder ter pressa, em alguns países por vezes costuma-se ficar nela por cerca de 2 horas ou mais. Então relaxe e espere.

·         Ocupe apenas o espaço que lhe cabe na sua poltrona, evite abrir os braços demasiadamente para ler um jornal ou para comer, evite espreguiçar-se abrindo os braços isto é falta de educação.

·         A alimentação servida durante o vôo é em quantidade pequena. Nunca peça aos comissários de bordo para repetir, isto demonstra total falta de senso e deselegância. Não espalhe guardanapos, talheres, e embalagens para além do seu espaço.

·         Ao utilizar o banheiro, seja higiênico, não deixe papéis jogados no chão e tão pouco deixe tudo molhado. Outras pessoas, depois de você, utilizarão o mesmo espaço. Sejam breve na utilização.

·         Se levar crianças na viagem, não as deixe ficarem correndo desesperadamente nos corredores do avião, seja vôo diurno ou noturno. Isso é perigoso para a criança e incomoda os demais passageiros. Em caso de dificuldade peça auxilio a tripulação.

·         Lembre-se que no vôo quase sempre as pessoas tiram seus sapatos ou tênis, esteja atento quanto ao odor dos seus pés. Se você transpira muito nos pés, antes de sai de casa passe um desodorante nos pés, ou em casos extremos não tire o sapato.

·         É de mau gosto fazer rodinhas no avião, começar a contar piadas, dar gargalhadas, jogar cartas, e pedir para conhecer a cabine de comando.

·         Vista uma roupa confortável para viajar, o sapato também deve ser confortável e largo já que os pés costumam inchar me viagens de avião, principalmente se forem muitas horas de vôo. Ao tirar seu casaco dobre-o e tenha cuidado para não atrapalhar o passageiro ao lado.

·         Evite o uso de perfume muito forte, para que o passageiro sentado na poltrona ao lado não tenha enjôos e tão pouco manifeste uma enxaqueca.

·         Pessoas com cabelos compridos, evitem ficar jogando a cabeça de um lado para o outro, ou até mesmo atirando os fios dos cabelos para trás da poltrona, isso incomoda o passageiro ao seu lado e o que está atrás também.

·         Tome cuidado com passageiros que falam demais, você poderá ter que aturar este inconveniente durante um vôo de 10 horas. Será desagradável para você e para os seus vizinhos de poltrona.

·         Ao sentir-se incomodado por algum motivo dirija-se a tripulação e exija uma providência, ou solicite a tripulação que você possa ocupar alguma poltrona vazia disponível neste vôo.

·         Não tente invadir a cabine de comando a todo custo, nem sempre o comandante do vôo está disposto a tirar foto, mostrar o painel de controle.

·         Procure não dormir no avião, caso chegue à noite em seu destino, assim você terá mais sono ao desembarcar. Caso chegue pela manhã, procure dormir o máximo durante o vôo.

·         Evite carregar dinheiro em notas de valores altos.

·         Leve um ou mais cartões de crédito internacionais e Travelcard.

·         Traveller's checks são seguros e bem aceitos, mas para trocar é necessária a apresentação do passaporte.

·          Nunca transporte todo o dinheiro num só lugar.

·          Troque pequenas quantias no aeroporto para despesas de táxi, gorjetas e só depois procure taxas de câmbio melhores.

NA CIDADE DESTINO

·         Tenha cuidados com seus pertences, não deixe nada de valor no quarto do hotel. Caso seja necessário solicite ao gerente a utilização do cofre. Normalmente os hotéis possuem cofres nos próprios quartos.

·         Informe-se sobre os costumes, as leis e as condições de visto de entrada para turistas no país que pretende visitar. 

·         Alugue o carro para todo o final de semana, ao invés de apenas um dia. Os descontos de fins de semana compensam mais que o aluguel diário.

·         Sempre que for pedir alguma informação, seja no aeroporto ou em um ponto turístico, sempre procure ou algum policial, uma pessoa credenciada ou os pontos turísticos.Eles tem a capacidade de te orientar da melhor maneira possível e te dizer realmente o caminho que vai te levar a tal local. Pessoas comuns por vezes podem fazer com que você se perca ou até mesmo te enganar ou pedir dinheiro em troca da informação. Tenha cuidado.

·         Tome cuidado com os pertences quando sair passeando pelo local. Nada de ficar abrindo muitas vezes a bolsa ou a carteira, muito menos carregando documentos desnecessários. Apenas o passaporte e uma quantia em dinheiro são o suficiente. Mais do que isso só vai fazer peso e te atrapalhar.

·         Celulares e máquinas fotográficas também precisam de atenção. Não ande com elas penduradas no pescoço, muito menos com elas nas mãos. Tire a máquina da bolsa sempre que for fotografar e guarde-a logo em seguida. Se for pedir para alguém tirar uma foto sua, peça para algum guarda ou arrisque pedir para outro turista também, é mais fácil assim de você não ter a sua máquina roubada.

·         Caso saia a noite, procure ir em grupos, caso aconteça alguma coisa você não estará sozinho. Procure também não ir a locais muito distantes ou desconhecidos.

·         No check-in do hotel você se apresenta na entrada e confirma sua reserva, checa a bagagem que será levada para o seu quarto e o tempo de estadia, refeições, e serviço de quarto são combinados. Geralmente o check-in nos hotéis europeus são feitos somente após as 14h00, ou seja você só pode entrar no hotel após este horário. Se o seu vôo chega de madrugada ou pela manhã, é conveniente conversar antecipadamente com o hotel para ver acertadamente qual o horário que você poderá adentrar ao quarto.

·         Observe o ritual de boas maneiras que deve ser observado:

§  Japão: Beijar uma mulher em público, mesmo no rosto, é considerado deselegante e desrespeitoso, limite-se a fazer um vênia.

§  Portugal: Jamais trate alguem por “tu”, isto significa ter muita intimidade com a pessoa, e você pode ganhar uma má resposta por isso.

§  Espanha: É falta de educação falar ao celular em público, sentar-se incorretamente, ou pentear-se e retocar o batom em público.

§  Austrália: Não se deve assoar ou limpar o nariz em público, isto demonstra total falta de educação.

§  Grécia: Espalmar a mão em recusa de algo que lhe é oferecido, ou expo-la de forma aberta é um insulto aos gregos. Fazer o V da vitória significa vá para o inferno.

§  Holanda: Alisar o nariz com o indicador enquanto significa que a pessoa de quem se fala é má e avarenta.

·         Evite o hábito de tocar na pessoa, nas mãos ou nos braços, quando estiver conversando. Aliás este hábito muito comum entre os brasileiros, deve ser evitado em quase todos os países, já que tocar na mão, o dar uma palmadinha de leve no braço significa ter extrema intimidade com uma pessoa.

·         Para a sua saúde:

§  Beba somente água mineral engarrafada.

§  Não use gelos nas bebidas.

§  Beba leites pasteurizados.

§  Não coma verduras cruas.

§  Lave as frutas e tire a casca.

·         No primeiro passeio, antes de sair, peça um cartão do hotel. Se você se perder, mostre o cartão e tudo estará resolvido.

·         O Jet Lag é um fenômeno comum em passageiros causados por longas viagens em que há mudanças de fuso horário, causando falta de sintonia entre o nosso relógio biológico e o horário local, principalmente entre viagens de oeste para leste. Para amenizar este sintomas, em viagens mais longas, tente se adaptar o mais rápido possível ao horário local, expondo-se a luz solar, fazendo algum exercício físico ao ar livre, alimentando-se e dormindo no horário local. Tome um longo banho para reidratar o corpo, beba muita água a caminhe para aclimatar-se.

·         Tire uma cópia completa do passaporte e deixe-a guardada no cofre do hotel. Além disso, carregue o passaporte em local seguro. Em caso de perda ou roubo, procure um posto policial e registre a ocorrência. Se a perda ocorrer próximo ao embarque de volta, é necessário solicitar a Autorização de Retorno ao Brasil (ARB) no consulado ou embaixada mais próxima (verifique no site www.itamaraty.gov.br). O documento deverá ser apresentado ao oficial da Polícia Federal no momento do embarque e só pode ser utilizado uma vez. Para receber outro passaporte durante a viagem, você precisará do boletim de ocorrência, CPF, RG, Título de Eleitor e, para agilizar o processo, a cópia do passaporte. Para homens, é necessário ainda o certificado de reservista.

·         Se fizer ligação do quarto será cobrada uma taxa.

·          As taxas do canal de televisão pago (pay channel) costumam ser caras. Em alguns hotéis ao chegar ao quarto a televisão já está ligada e pedindo o número do apto para acessar. Ai está o perigo.

·         Avalie guardar dinheiro e objetos de valor no cofre do hotel (cuidado com as senhas para não esquece-las. Imagine seu passaporte e dinheiro guardados no cofre e não conseguir abri-lo na hora do check out do hotel).

·          Ao alugar um veículo, observe:

      Faça sempre um seguro e inclua o GPS.

      Na devolução, abasteça em um posto pois a gasolina é mais barata.

      Respeite as leis de trânsito e os limites de velocidade no exterior, pois as multas são caras.

      Não beba se for dirigir. Você pode ser preso, só sai com pagamento da multa, que é altíssima (nos Estados Unidos de US$1,500.00 a US$5,000.00), e tem que retornar ao país para responder processo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário